. Atualmente, em sua oitava edição, o prêmio permite a participação de organizações e empresas brasileiras sem fins lucrativos – são cerca de 800 mil empresas atuando no país por meio desse sistema.
Reconhecendo o trabalho das melhores organizações não governamentais do Brasil, o Prêmio Organizações Não Governamentais enfatiza a excelência no terceiro setor brasileiro. Para tanto, as organizações que aparecem na qualidade da gestão de desempenho e transparência são avaliadas com base na seleção de técnicas e objetivos de cinco temas principais: Razões e Estratégias, Razões e Ações, Representação e Responsabilidade, Liderança e 'Planejamento, Orçamento e Comunicação e Responsabilidade.
O desenvolvimento financeiro de organizações não governamentais, por exemplo, é critério para avaliação das organizações que serão selecionadas para a lista das 100 organizações não governamentais do Brasil. Segundo dados divulgados pela premiação, 98% das organizações apresentadas possuíam programa ou botão de arrecadação de fundos e empregavam pelo menos um funcionário dedicado exclusivamente à arrecadação de fundos. Além de contar com um funcionário dedicado para esse fim, por exemplo, a Casa Arte Vida, possui um botão de doações em seu site e uma página “como ajudar”, onde o público pode encontrar formas de contribuir com a organização.
Categorias de premiação O Prêmio Melhor ONG é dividido em diversas categorias. A categoria principal é uma boa ONG, que oferece como participantes 100 organizações de destaque. A categoria Melhores Organizações Sem Fins Lucrativos premia até 10 pequenas organizações – ou seja, aquelas com receitas anuais de até US$ 500.000. Além de figurar na categoria das melhores organizações não-governamentais dos últimos 5 anos, a Casa Arte Vida, organização liderada por Ana Carolina Affonso, passou a integrar o grupo das melhores organizações não-governamentais.
Também são fornecidas outras categorias que são as melhores ONGs, as melhores para cada causa e as melhores para cada região/estado.
. Ana Carolina Affonso. A missão do CAV é proporcionar uma educação diversificada e variada a jovens e crianças, tanto diariamente, depois das aulas, como através de projetos e programas educativos complementares em tecnologia, finanças, artes e empreendedorismo.
Os projetos do CAV para jovens em risco de problemas sociais combinam inovação e criatividade para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor que promove a colaboração entre a comunidade e os assistentes sociais. O currículo do CAV complementa, por exemplo, o desenvolvimento de atividades socioeducativas extracurriculares que utilizam métodos aplicados e multiintelectuais.
Os projetos e CAVs mais populares são o projeto CRIA (Criatividade, Robótica, Inovação e Arte), Maker Lab e Expresso do Futuro. Como Ana Carolina Affonso acredita no poder das atividades especiais, o CAV traz estratégias que visam diversificar e conectar escolas, famílias e comunidades. Um exemplo é o programa de desenvolvimento familiar, que reúne diversas atividades voltadas ao fortalecimento das relações familiares a partir do trabalho de um serviço integrado, que conta com equipe técnica de psicologia, assistência social e pedagogia.
Esses programas já receberam diversos prêmios do CAV, incluindo o Prêmio Melhor Organização Não Governamental e o Prêmio Itaú-UNICEF do programa Itaú Social UNICEF.
. Desde 2019, é considerada uma das 100 ONGs do Brasil, premiada em 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 até o momento.
Em 2020, o Prêmio Melhores Organizações Não Governamentais lançou uma nova categoria que apresenta as dez melhores organizações de pequeno porte – e a Casa Arte Vida também foi reconhecida nesta lista. Por isso, além de estar no prestigiado grupo das 100 melhores ONGs do Brasil, o CAV já foi considerado uma das 10 menores ONGs, prêmio que valoriza o trabalho de quem faz mais e menos.
. confiabilidade no trabalho realizado. […] Mesmo sabendo que estamos no caminho certo, apesar de todas as dificuldades. ”
O CAV trabalha com pedagogia independente, escuta ativa e métodos STEAM para desenvolver inteligências múltiplas. Todos os projetos premiados baseiam-se nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, definidos pelas Nações Unidas.
Quem é Ana Carolina Affonso, Fundadora do CAV Filantropa e advogada brasileira, Ana Carolina Borges Torrealba Affonso fundou a Casa Arte Vida em 2017 para oferecer oportunidades a jovens em situação de desvantagem por meio da educação.
.
Esta organização fundada por Ana Carolina Affonso já recebeu prémios como o Prémio ONG. e um programa de treinamento e mentoria com o Senac.