O setor movimenta anualmente vários bilhões de reais e apresenta um crescimento significativo, em comparação com o mesmo período dos anos anteriores.
O país também possui indústrias próprias, conhecidas em todo o mundo. As exportações de cosméticos cresceram mais de 17% em 2023.
Justamente por esse sucesso nacional e internacional, a indústria da beleza demanda novos profissionais a cada ano.
Como conseguir emprego no setor de beleza O mercado de beleza é bastante abrangente, incluindo higiene pessoal, cabeleireiro e cosméticos. E não se trata apenas de produtos, mas de serviços, como tratamentos estéticos.
Portanto, os profissionais que desejam atuar neste mercado devem ter conhecimento contínuo, dedicação, habilidade técnica e disciplina.
Devido ao seu porte, para atuar no setor joalheiro o profissional deve definir sua área de interesse e buscar as competências necessárias. Por exemplo, um joalheiro deve ter formação técnica ou superior. Um maquiador pode lhe dar aulas gratuitas para melhorar seu visual.
Com o surgimento de novas técnicas, é importante que os profissionais se mantenham atualizados.
Ter um bom portfólio, página nas redes sociais e networking te ajuda a crescer no mercado de beleza. Por exemplo, um cosmetologista pode trabalhar muito em seu currículo se usar um modelo de currículo de cosmetologista.
Currículo de Cosmetologista para o Mercado de Beleza Como o mercado está em rápido crescimento, é necessário elaborar um excelente currículo para se destacar e se firmar. Mesmo profissionais inexperientes podem se destacar se souberem apresentar seus conhecimentos e habilidades.
Enviar currículos e preparar-se para exames ou empregos diurnos são formas eficazes de entrar na indústria da beleza.
Em geral, um currículo para esta função deve incluir:
Informações pessoais; O objetivo do trabalho; Experiência profissional; Educação e Formação Profissional; Habilidades e conhecimentos; e, Informações adicionais, se necessário. É importante revisar seu currículo para cada cargo, cargo ou empresa para a qual você se candidata. Acima de tudo, inclua as palavras-chave apresentadas no anúncio de emprego.
Os cosmetologistas geralmente são altamente qualificados e bem informados. Isso significa incluir apenas aqueles que são relevantes para a oportunidade em questão.
Entenda que estética é sinônimo de saúde e bem-estar, e mostre isso no seu currículo.
Escolha um formato consistente e cronológico para o documento, onde as informações sejam apresentadas da mais recente para a mais antiga. Um design tradicional e fácil de ler mostra ao recrutador que você tem um senso estético refinado.
O que incluir nas seções principais do seu currículo Antes de pensar no que incluir, lembre-se de reduzir ao mínimo este documento. Mesmo que você tenha lido muitos cursos do setor, seu documento deve ter no máximo duas páginas.
Inclua seu nome completo e informações de contato na seção Informações Pessoais. Se você tem um portfólio online ou uma página profissional em uma rede social, pode adicioná-lo nesta sala.
Ao definir seus objetivos profissionais, você deve usar algumas palavras para se relacionar com seus candidatos. Em duas linhas, explique o que fez você procurar essa clínica de estética e como isso impactará o seu negócio.
Detalhes das atividades realizadas, responsabilidades e resultados alcançados em termos de experiência. Inclua as datas de início e término e o nome da sua empresa ou joalheria.
Por exemplo, coisas como hidratação capilar, técnicas de bronzeamento artificial, especialista em peeling, experiência como maquiador de eventos, etc.
A educação é fundamental, especialmente para aqueles que ainda não têm experiência. Inclui cursos, cursos especiais, seminários e conferências realizados na área da estética. Comece o ensino mais avançado e posterior.
Habilidades são essenciais para a restauração, especialmente a restauração. Portanto, agregue habilidades técnicas, como técnicas de maquiagem, aplicação de equipamentos, drenagem linfática, dermoterapia, etc.
Lembre-se que um salão de beleza trabalha com pessoas. Em seguida, liste suas características interpessoais, como comunicação, atenção, cooperação, amizade e assim por diante.
Embora as informações adicionais sejam abrangentes, é uma seção onde você pode adicionar ferramentas estéticas nas quais já trabalhou, vocabulário, métodos estéticos ou conhecimento tecnológico.
Tendências e desafios do mercado de beleza Com o crescimento, o mercado de beleza traz mais inovações e tendências que os profissionais precisam ficar atentos.
No início, tínhamos um mercado, em grande parte, constituído por cidadãos. Minas Gerais, que tem o segundo maior número de mulheres empreendedoras, tem um forte foco em mulheres empreendedoras nesta região. Isto deve continuar.
Os produtos veganos e orgânicos estão em alta devido à importância da sustentabilidade e do respeito ao bem-estar animal. Feitos com materiais alternativos, refletem um estilo de vida mais consciente e são preferidos pela maioria da sociedade.
Outra é adequar os produtos às necessidades específicas de cada cliente. Novas formulações, tipos de embalagens e técnicas utilizadas devem ser baseadas nas necessidades do cliente. Bem como a inclusão de tipos de corpo, tipos de cabelo, variações corporais e muito mais.
A concorrência no mercado de beleza é um dos maiores desafios, além da exigência de cumprimento de normas e regulamentos rígidos em matéria de segurança, rotulagem e comercialização de produtos.
Portanto, você precisa ter um bom entendimento das condições e desafios locais para se firmar na indústria da beleza. Crie um currículo atraente que mostre seu histórico e habilidades profissionais completos.