Nos últimos anos, a indústria de jogos experimentou um crescimento significativo. Em 2020, por exemplo, o setor registou um aumento de 20% nas receitas, atingindo quase 170 mil milhões de dólares em faturação a nível mundial.
Não foi diferente no Brasil. Os jogos online alcançam até os mais céticos, principalmente quando aliam outra paixão nacional: o futebol. Os jogos esportivos atraem milhares de fãs apaixonados, que recorrem às casas de apostas online para fazer suas previsões para campeonatos nacionais e internacionais.
E para quem ama tanto esse mundo que não pensa em fazer mais nada, os games oferecem diversas opções de carreira, seja criando jogos ou até mesmo sendo um gamer profissional.
E engana-se quem diz que carreiras envolvendo games são apenas internacionais: o Brasil tem uma indústria de games muito ativa e cheia de oportunidades.
Oportunidades de carreira em jogos: Desenvolvimento 1. Designer de jogos Este especialista criará gráficos, personagens e cenários de jogos. Pessoas criativas que gostam de analisar a estética dos jogos são as mais adequadas para esta posição.
2. Animador Animador é o profissional que dará vida aos personagens e cenários criados pelo designer. Isso criará o movimento e a dinâmica que os jogos precisam.
3. Programador e programador Todas as ações do jogo e tudo o que o jogo virtual inclui funciona de uma só forma: por programação. Os códigos criados pelas linguagens de programação serão lidos pelos computadores ou consoles para rodar este jogo.
Um desenvolvedor é responsável por uma equipe de desenvolvedores que supervisiona a codificação necessária para as etapas e ações do jogo. Além disso, há também um desenvolvedor mobile, que focará seu trabalho em jogos para dispositivos móveis.
Todas as carreiras relacionadas a jogos mobile estão em alta, devido ao sucesso cada vez maior dos jogos para smartphones, com as fábricas investindo em trazer dispositivos voltados especificamente para gamers.
Opções na carreira de gamer: história e marketing 1. Roteirista Muita gente não sabe que todo jogo tem roteiro, pois funciona como um filme: tem história e sequências, evoluções, diversas opções de atitudes e consequências.
Por trás dos personagens, frases e atitudes está um roteirista que traz seus talentos para o mundo dos games.
Embora essa área ainda seja pouco explorada na indústria de games, investir em roteiros atrativos pode trazer ainda mais sucesso aos jogos desenvolvidos no Brasil.
2. Tradutor e dublador Vários games estão percebendo o potencial do mercado brasileiro, trazendo seus jogos para o nosso público. Para atingir cada vez mais pessoas, a desenvolvedora investe na tradução e, muitas vezes, na sincronização dos jogos.
Essas áreas são responsáveis pela tradução de todos os menus, manuais e instruções do jogo, além da fala dos personagens e avisos importantes dos jogadores.
3. Marketing Estas áreas serão responsáveis pela divulgação dos jogos. Um profissional de marketing geralmente é contratado por uma empresa de desenvolvimento de jogos para atrair cada vez mais pessoas para sua plataforma.
Como os jogos são virtuais e muitas vezes online, a Internet é o principal meio de distribuição escolhido pelas empresas. Algumas grandes empresas utilizam outros meios para promover jogos, mas a maioria faz suas campanhas online, patrocinando influenciadores que transmitem jogos, incorporando vídeos em outros jogos, entre outras coisas.
4. Jornalista/Criador de Jogos Devido ao sucesso dos jogos virtuais, é natural que haja temas para discutir, lançamentos a serem anunciados, entre outros assuntos no mundo dos games. Por isso, existem diversos programas de TV, revistas, blogs e canais no YouTube voltados para o mundo dos games.
Existem jornalistas especializados em games, que escrevem artigos para grandes portais, junto com milhares de criadores de conteúdo na internet que acompanham esse tema.
Oportunidades na carreira de jogador: o jogo como profissão! Para o mundo dos games, as ocupações mais desejáveis são aquelas em que você é gamer profissional ou transmite jogos ao vivo.
A segunda atividade não é considerada profissão, mas muitos streamers fazem fortuna com empresas de games para transmitir ao vivo como seria o jogo, compartilhando dicas, dando opiniões, etc.
Jogadores profissionais participam de torneios e campeonatos, além de receberem diversos patrocínios de empresas. Esta zona é de difícil acesso, mas com prestígio crescente.
Você queria saber mais sobre uma carreira no mundo dos jogos? Quais você gostaria de seguir?