A extensão .com.br é a melhor opção? Quais são as vantagens do .com? Quando devo usar um e quando devo usar o outro?
Tais dúvidas são normais na hora de criar um site, registrar um domínio e ao lidar com ambas as extensões.
Atualmente, os domínios .com.br e .com são os domínios mais usados no Brasil, mas existem alternativas para escolher em uma lista quase infinita.
O principal motivo é o conhecimento, pois as pessoas em geral estão acostumadas com sites com uma dessas duas extensões.
Mas vale a pena conferir os tópicos a seguir para esclarecer qualquer dúvida sobre eles e o que você deve utilizar.
A anatomia de um domínio – a importância das extensões A utilidade dos domínios não é mais um mistério. É o nome e endereço onde o público pode acessar os produtos de uma loja, estudantes da universidade ou qualquer organização que atue na internet.
Normalmente, um domínio é o endereço eletrônico de uma empresa ou de um projeto específico na web. Geralmente é o primeiro link entre o usuário e o conteúdo.
Por isso, um domínio é tão importante para garantir uma presença digital, seja de uma empresa, de uma pessoa ou de um projeto.
Cada nome de domínio é composto por extensões, que são basicamente as últimas que aparecem no final. Também chamado de TLD (Top Level Domain), uma extensão pode ser “.gov”, “edu”, “org” e os já famosos “.com” e “.com.br”.
Ajudará a determinar o tipo de site, o conteúdo e qual a extensão deste site mais adequada, pois hoje em dia existem várias opções interessantes e adequadas disponíveis na internet para os mais diversos tipos de projetos.
Foto: FreePik Domínio .com.br e domínio .com – Identifique cada um deles Os domínios .com.br e .com são os mais utilizados no Brasil. Por exemplo, .com é uma das extensões mais antigas e conhecidas. Surgiu em meados dos anos 80 e, na prática, a história da internet como a conhecemos hoje é complicada.
Um domínio .com pode ser utilizado para qualquer tipo de site, seja um site institucional, um blog ou uma loja online. Atende qualquer segmento de negócio, desde lojas, indústrias e pequenos projetos.
Além disso, .com não está disponível apenas no Brasil, mas também pode ser usado em outros países, o que o torna um TLD mais abrangente e conhecido.
Mas quando se trata de extensões de sites e projetos web para brasileiros, o domínio .com.br é o mais lembrado e utilizado.
Hoje em dia é amplamente utilizado por empresas e pessoas de diversos setores e é parte essencial de qualquer empreendimento por ser uma extensão de fácil reconhecimento.
O domínio .com.br surgiu em 1989 para uso educacional na internet. Com o passar do tempo e a Internet tornou-se parte integrante do nosso quotidiano, transgrediu as fronteiras da educação e está agora generalizada.
Principais diferenças entre os domínios .com e .com.br Como você pode ver, o .com tem um perfil mais universal, enquanto os domínios .com.br são mais voltados para o Brasil. No entanto, existem ainda outros detalhes que os distinguem, como, por exemplo, taxas de registo e determinadas regras de domínio.
Quando o assunto é popularidade, o .com é o líder, pois pode ser utilizado em outros países além das fronteiras do Brasil.
Vale ressaltar também que tanto o .com quanto o .com.br exigem uma taxa para serem devidamente registrados. Além disso, requer renovação periódica.
Quando se trata de regras, .com é flexível. Na maioria dos países, pessoas físicas ou jurídicas podem se registrar. Por outro lado, os domínios .com.br só podem ser registrados por pessoas físicas e jurídicas, legalmente representadas ou domiciliadas no Brasil.
Quanto ao preço, .com pode ser registado em qualquer entidade que registe domínios. Por ser uma extensão com alcance internacional, a cotação do dólar afeta seu valor e geralmente é mais cara que um domínio .com.br.
Foto: FreePik Escolhendo um domínio .com.br Conhecer as diferenças fica mais fácil de ter uma ideia do que escolher. Entre os principais critérios que você deve considerar:
Preço e renovação mais acessíveis Otimizar SEO local Ideal para projetos no Brasil Portanto, é mais eficaz em termos de economia no longo prazo porque é mais barato que .com.
Quanto ao SEO, um site com .com.br pode ganhar espaço nas buscas locais. Na verdade, marcas de renome internacional, como a Nike, utilizam essa extensão para atingir o público brasileiro.
Porém, a questão do domínio e sua extensão não é um fator oficial de classificação favorável em mecanismos de busca como o Google, e sua composição também contém diversas palavras-chave. A citação vem de John Mueller, que coordena o trabalho nas pesquisas do Google.
Além disso, todo negócio ou projeto exclusivo para o público brasileiro utiliza o .com.br como melhor alternativa de extensão, pois permite que os usuários se identifiquem com mais facilidade.
Escolher .com .com também tem suas particularidades. É mais eficaz em algumas situações como:
Privacidade de domínio Nome mais curto Alcance de público .com é a única extensão do Whois que oculta os dados de seu proprietário de consultas públicas.
Ele também fornece um endereço de e-mail mais curto e é um recurso importante para ter um domínio fácil de lembrar e que promova uma melhor experiência do usuário.
Outro ponto que vale ressaltar é que é mais prático para projetos que buscam alcance internacional.
Conclusão Os domínios .com.br e .com apresentam vantagens. E isso vai depender do tipo de site, dos seus objetivos, do conteúdo que você está apresentando e do perfil de público que você está tentando atingir.
Ambas as extensões são atualmente as mais utilizadas e lembradas no Brasil e são adequadas para propostas de projetos.
Portanto, avalie o tipo de empreendimento web que você possui e escolha a extensão que melhor se adapta aos seus objetivos de negócio e objetivos gerais.