Amianto pode causar câncer, mas ainda aparece em cosméticos – entenda

Developer 374
Amianto pode causar câncer, mas ainda aparece em cosméticos – entenda O amianto, um agente cancerígeno, foi amplamente utilizado no século 20 em materiais de construção, pastilhas de freio e até mesmo em produtos semelhantes ao gelo em filmes. No final da década de 1960, foi estabelecida uma ligação entre a exposição ao amianto e o desenvolvimento do mesotelioma, uma forma incurável de cancro que afecta principalmente os pulmões.

Como resultado destas descobertas, foram introduzidas restrições ao amianto no Reino Unido em 1999. A esperança de vida da exposição ao amianto ao mesotelioma é estimada em 30 a 50 anos.

O amianto é um grupo de minerais fibrosos que podem causar danos ao mesotélio – a membrana que reveste os pulmões, o coração e o estômago – quando você respira. Quando inaladas, as fibras podem permanecer nos pulmões durante décadas, causando inflamação e, eventualmente, mesotelioma.

Embora o amianto seja prejudicial, a indústria cosmética não se pode dar ao luxo de remover todos os seus materiais, o que pode afectar alguns produtos.

Leia mais:

Os vírus podem ser uma nova ferramenta no tratamento do câncer; A compreensão de uma nova descoberta molecular poderia fornecer respostas sobre o tratamento do câncer. Quais doenças os testes genéticos podem diagnosticar? O talco pode conter amianto encontrado em itens de maquiagem – Foto: Alim Yakubov/Shutterstock Como o amianto pode ser encontrado em cosméticos Embora seja usado deliberadamente em ingredientes cosméticos, o amianto pode ser encontrado em produtos que contêm talco. O talco, comumente usado em produtos de maquiagem, incluindo blushes e pós-faciais, pode conter amianto devido à interação geológica entre o talco e o amianto. Uma investigação da BBC de 2024 descobriu que algumas amostras de cosméticos continham amianto, representando riscos para a saúde dos consumidores. O talco é produzido em grandes quantidades, mas a indústria tem confiado no uso de técnicas de alta resolução, como a difração de raios X, para medir a sua eficácia. Isto significa que a contaminação pelo amianto pode passar despercebida.

Embora a exposição a partículas de amianto em cosméticos em pó tenha sido associada ao aumento do risco de mesotelioma, existe pouca informação sobre os efeitos da exposição a estas substâncias.

Respirar partículas de amianto pode ser prejudicial à saúde - Imagem: KPG - Não pago/embalado