A evolução da mineração de ouro em Minas Gerais: do ciclo do ouro à modernização.

Developer 1725
A evolução da mineração de ouro em Minas Gerais: do ciclo do ouro à modernização. (Foto: Daniela Nunes) O Estado de Minas Gerais enfrenta um problema antigo com a mineração de ouro. Mesmo durante o período colonial, o aço era uma das mercadorias mais procuradas pelas cidades e pela coroa portuguesa da época. Hoje, a coroa acabou, mas a corrida do ouro continua.

Porém, apesar de sua importância no estado de Minas Gerais, não só o ouro, mas também a mineração em geral tem causado graves danos às comunidades mineiras. Dessa forma, o dinheiro ganho pelos garimpeiros e outros garimpeiros ajudou a impulsionar a economia rural do estado.

Nessa longa evolução do ciclo do ouro, Minas Gerais não deve abandonar a mineração nem prejudicar sua importância para o estado. No entanto, é importante conhecer os novos desafios devido aos desafios que os países e regiões mineiras podem enfrentar.

Hoje criamos este interessante artigo para falar sobre a evolução da mineração de ouro em Minas Gerais, relembrando o ciclo do ouro e destacando a modernidade da mineração de ouro nas cidades mineiras!

Qual é o ciclo dourado? O ouro hoje é uma mercadoria que possuímos e funciona como uma alternativa em tempos de incerteza e agitação geopolítica. No entanto, nem sempre foi assim. Durante o período colonial, o ouro foi utilizado como meio de troca entre os países. Então, quem tinha mais ouro era o mais rico.

Ao longo do século XVIII, o Brasil colonial foi o principal produtor de ouro da Coroa Portuguesa. Além disso, Minas Gerais desempenhou um papel importante nesse período, levando ao desenvolvimento da infraestrutura nos estados brasileiros.

Junto com Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso também eram regiões ricas em ouro. Por conta disso, o Brasil produzia 50% da oferta mundial na época, segundo historiadores. A produção era tão elevada que os portugueses começaram a migrar para a então colónia para ganhar dinheiro dependente do mercado do ouro.

Quanto tempo durou a corrida do ouro no Brasil? A corrida do ouro no Brasil durou todo o século 18 e se esgotou quando a indústria de mineração entrou em colapso. Quando a produção em Minas Gerais entrou em colapso, houve escassez de mão de obra. Consequentemente, a mineração reduziu as terras para pecuária e agricultura, o que levou a uma mudança no regime do Café com Leite, com substituição dos oligarcas de São Paulo e Minas Gerais.

Mineração de ouro em Minas Gerais Hoje a mineração de ouro em Minas Gerais continua forte. O Estado é o maior produtor do metal em todo o Brasil, superando até mesmo a produção da floresta amazônica. Contudo, o desenvolvimento está longe de representar um resultado positivo para o Estado.

Isso porque, apesar das grandes minas de ouro, Minas Gerais é a região menos transparente sobre a origem do metal. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), das 48,7 toneladas de ouro extraídas no país sem concentração, 88% vêm do estado de Minas Gerais. Por se tratar de uma operação de mineração ilegal, os riscos ambientais aumentam, bem como a falta de receitas para as comunidades.

A falta de um esforço mais forte por parte do Estado para combater a mineração ilegal significa que, desde o ciclo do ouro no século XVIII, pouco mudou. Portanto, mesmo com os avanços da tecnologia, não surgem novas soluções de apoio à indústria mineira.

Bons exemplos de modernidade na mineração de ouro O ouro continua sendo uma das mercadorias mais valiosas do mundo. Portanto, embora o estado de Minas Gerais e o próprio Brasil sejam impressionantes em termos de sucesso, outros países estão mostrando engenhosidade no desenvolvimento de novas tecnologias e no desenvolvimento da indústria de mineração de ouro.

Entre os melhores exemplos estão:

Certificações internacionais: desenvolvimento de selos de sustentabilidade relacionados à mineração de metais; Políticas de reflorestamento: com a conclusão da jazida, são iniciados esforços para restaurar áreas afetadas pela mineração; Reduzir a pegada de carbono: utilizar iniciativas net-zero para reduzir a pegada de carbono, dando prioridade às energias renováveis; Utilização da tecnologia: utilização de processos de automação na mineração de ouro, para reduzir a carga sobre os trabalhadores. Conclusão – A mineração de ouro em Minas Gerais será mais competitiva? A mineração de ouro em Minas Gerais permanece devido à mineração ilegal. Enquanto esse fracasso persistir no estado, não haverá como alcançar o verdadeiro progresso na indústria, nem haverá como alcançar melhorias nas cidades e no estado.

Como solução, o acesso aos mineiros deve ser limitado e as empresas devem ser incentivadas a praticar uma mineração responsável. Para conseguir isso, o governo deve desenvolver políticas públicas que incentivem os mineiros ilegais a cumprir a lei!