Google se prepara para integrar Gemini em aplicativos Android

Developer 17
Google se prepara para integrar Gemini em aplicativos Android Tudo sobre Android veja mais Tudo sobre Google veja mais Tudo sobre Inteligência Artificial veja mais O Google está preparando uma integração profunda de sua inteligência artificial Gemini ao Android, novo recurso que promete facilitar ainda mais o uso do sistema operacional. Uma API encontrada na versão de testes do Android 16 voltada para desenvolvedores revela que o Gemini poderá trabalhar entre aplicativos, ampliando suas capacidades e funções.

O recurso, chamado de “serviços de aplicativos”, é descrito na página da comunidade de desenvolvimento do Google como “uma parte específica da funcionalidade que um aplicativo oferece ao sistema”, com possibilidade de integração com diversos recursos do sistema operacional. Embora a descrição ainda seja um pouco vaga, um exemplo prático encontrado no site Android Authority ajuda a entender melhor o poder desse novo recurso.

(Foto: Primakov/Shutterstock) De acordo com a documentação do Google, o Gemini pode ser usado para ativar funções do app diretamente a partir de ações no sistema, sem que o usuário precise abrir o app manualmente. Um exemplo simples seria pedir comida: ao invés de abrir um aplicativo específico para isso, o Gemini entenderá o que o usuário deseja e fará uma solicitação direta, escolhendo o aplicativo adequado para a tarefa.

Leia mais:

Meta AI ou Google Gemini: qual a melhor inteligência artificial? Google Gemini agora cria apresentações em vídeo com IA Google lançou o aplicativo Gemini para iPhone com comunicação A nova versão deve ampliar as capacidades do Gemini Atualmente, o Gemini tem acesso a algumas informações do aplicativo, mas sua funcionalidade ainda é limitada. Essa melhoria integrada permitirá que a IA gerencie diversas tarefas diárias, ações automatizadas que atualmente exigem intervenção do usuário, tornando o uso do smartphone ágil e prático.

A Apple também está desenvolvendo a mesma versão para o iPhone, mas a previsão é que ela seja lançada apenas em 2025. Não há informações de quando o Google pretende disponibilizar a funcionalidade aos usuários, mas a esperança é que a nova versão chegue em breve. .