Do tamanho de um iPhone, o aparelho é colocado dentro do vaso sanitário e utiliza tecnologia microfluídica e inteligência artificial para detectar doenças precocemente. S1 foi reconhecida como Digital Health Celebrity da CES 2025.
O aparelho realiza uma análise detalhada com apenas 1 microlitro de urina e envia os resultados diretamente para um aplicativo de smartphone em 10 minutos. Equipado com chip sensor multiespectral, ele rastreia 10 parâmetros de saúde, nove dos quais estão listados no site oficial da startup.
Parâmetros de saúde da urina analisados Açúcar na urina, creatinina, proteínas urinárias e corpos cetônicos – medem se uma pessoa tem anomalias renais e hepáticas e fornecem conselhos sobre a taxa metabólica após o exercício. Valor de pH, usado para avaliar o equilíbrio ácido-base do corpo. Balanço urinário específico, utilizado para avaliar o equilíbrio hídrico corporal. Nitrito, glóbulos brancos e sangue preso na urina, é usado para diagnosticar inflamação. S1 carrega amostras de urina diretamente em outro aplicativo, junto com orientações e dicas – Foto: Shanmu Leia mais:
Vida após a morte: a tecnologia traz uma nova esperança para transplantes de órgãos Reter a urina é ruim? O médico lembra que você pode não estar tomando a medicação corretamente; estudo explica por que o S1 é resistente à água (classificação IPX7) e possui um revestimento antiincrustante médico para garantir limpeza e proteção contra contaminantes. A bateria dura até dois meses e os componentes internos podem ser substituídos a cada seis meses.
O grande diferencial do S1 é a capacidade de monitorar a saúde de toda a família, registrando informações de cada membro e explicando eventuais anomalias detectadas.
Embora os preços e os requisitos de subscrição ainda não tenham sido divulgados, o S1 pode ser especialmente útil para pessoas com doenças crónicas ou famílias que procuram assumir um papel mais proactivo na gestão da sua saúde.
O Shanmu S1 é à prova d'água e revestido para permanecer limpo quando conectado ao vaso sanitário – Foto: Shanmu