Porém, apesar de sua inegável importância para o estado de Minas Gerais, não só o ouro, mas a mineração em geral tem causado danos significativos às cidades mineiras. Paralelamente, a riqueza criada pelos mineiros de ouro e outros mineiros ajudou as pequenas cidades do estado a prosperar.
Neste desenvolvimento que continua desde a corrida do ouro, Minas Gerais não deveria abandonar a mineração ou negar sua importância para a nação. No entanto, é necessário aprender com os problemas mais recentes para superar os problemas das cidades e regiões mineiras.
Hoje estamos preparando esta matéria especial e comentaremos sobre o desenvolvimento da mineração de ouro em Minas Gerais, comemorando o ciclo do ouro e introduzindo a modernidade em termos de mineração urbana em Minas Gerais!
Qual é o ciclo dourado? O ouro é atualmente uma reserva e serve como alternativa em tempos de crises e conflitos geopolíticos. Mas não funcionou assim. Durante o período colonial, o ouro foi usado como moeda de troca direta entre estados. Então, quem tem mais ouro é mais rico.
Ao longo do século XVIII, o Brasil colonial foi o maior produtor de ouro português. Além disso, Minas Gerais desempenhou um papel importante na indústria nesse período, o que levou ao rápido desenvolvimento da infraestrutura nos estados brasileiros.
Liderados por Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso também são regiões produtoras de ouro. Por conta disso, o Brasil importou 50% da produção mundial da época, segundo historiadores. A produção era tão elevada que os portugueses começaram então a imigrar para a colónia em busca das fortunas associadas ao comércio do ouro.
Quanto tempo durou o ciclo do ouro no Brasil? A corrida do ouro no Brasil durou todo o século 18 e terminou com as jazidas de mineração. Com o colapso da produção em Minas Gerais, os trabalhadores foram deslocados. Assim, a mineração abriu espaço para a pecuária e a agricultura, o que levou aos rumos futuros da política do Café com Leite, com mudanças entre os oligarcas de São Paulo e Minas Gerais.
Atual Mineração de Ouro em Minas Gerais A indústria de mineração de ouro em Minas Gerais ainda é forte. O estado é o principal produtor do metal em todo o Brasil, superando até mesmo a produção da floresta amazônica. Porém, a produção não representa bem o Estado.
Isso porque, apesar da abundante mineração de ouro, Minas Gerais é um local com pouca transparência quanto à origem do metal. Segundo estudo da Universidade de Minas Gerais (UFMG), 88% das 48,7 toneladas de ouro extraídas e não classificadas no país tiveram origem no estado de Minas Gerais. Devido à mineração ilegal, os riscos ambientais estão a aumentar, assim como a falta de rendimentos para as cidades.
O facto de o governo não ter agido de forma mais agressiva para combater a mineração ilegal significou que pouco mudou desde a corrida do ouro do século XIX. Portanto, a utilização de novas soluções de alta tecnologia que beneficiem a indústria mineira não é visível.
Excelentes exemplos de inovação na mineração de ouro O ouro continua a ser uma das commodities mais importantes do mundo. Portanto, embora o estado de Minas Gerais e o próprio Brasil sejam impressionantes em termos de melhores práticas, outros países demonstraram suas capacidades em inovação e avanço na indústria do ouro.
Alguns dos melhores exemplos incluem:
Certificações internacionais: seguro de sustentabilidade em relação à argila; Política de reflorestamento: após a conclusão da mina, serão iniciadas as atividades de reflorestamento na área afetada pela mineração; Reduzir as emissões de carbono: adotar medidas líquidas zero para reduzir as emissões de carbono, priorizando fontes de energia renováveis; Uso de tecnologia: utilização de recursos de automação na mineração de ouro para reduzir o risco de contaminação aos trabalhadores. Conclusão – A mineração de ouro em Minas Gerais será mais competitiva? A mineração de ouro em Minas Gerais foi atrasada devido a atividades ilegais. Enquanto este mal persistir no estado, nenhum progresso concreto será feito na indústria, nem quaisquer descobertas efetivas serão feitas para as cidades e para o próprio estado.
Soluções importantes incluem a prevenção do afluxo de mineiros e o incentivo às empresas para a mineração ilegal. Para conseguir isso, o Governo deve criar políticas públicas que convençam as empresas mineiras ilegais a agir dentro da lei!