(Foto: Casa Arte Vida) Prêmio Melhores ONGs O Prêmio Melhores ONGs é promovido anualmente pela certificação social Instituto Doar e Instituto O Mundo Que Que para avaliar as melhores ONGs do Brasil. Atualmente em sua oitava edição, o prêmio permite a participação gratuita de organizações e fundações brasileiras sem fins lucrativos – são cerca de 800 mil empresas atuando no país por meio desse modelo.
Ao reconhecer o trabalho das melhores organizações não governamentais do Brasil, o Prêmio Melhores ONGs incentiva boas práticas no terceiro setor brasileiro. Para tanto, as organizações que representam a qualidade de sua gestão e transparência são avaliadas com base na seleção técnica e na determinação de cinco temas-chave: Propósito e Processo de Ação, Representação e Responsabilidade, Gestão e Planejamento, Finanças e Comunicação e Informática.
A estabilidade financeira das ONGs, por exemplo, é um importante critério de avaliação para que as organizações sejam selecionadas para a lista das 100 melhores ONGs do Brasil. Segundo dados divulgados pelo Prêmio, 98% das organizações participantes possuem sistema ou chave para recebimento de doações e contrataram pelo menos um funcionário para se dedicar às atividades de arrecadação de recursos. Além de contar com uma equipe dedicada para esse fim, a Casa Arte Vida, por exemplo, possui um botão de doações em seu site e uma página “como ajudar”, onde os cidadãos podem encontrar formas de contribuir com a organização.
Categorias de premiação O Prêmio Melhores ONGs é dividido em categorias. A categoria mais ampla é a das Melhores ONGs, que oferece 100 organizações de destaque entre os participantes. A versão das melhores pequenas ONGs premia até 10 pequenos grupos – ou seja, aqueles com renda anual de até R$ 500 mil. Além de fazer parte das melhores ONG dos últimos 5 anos, a Casa Arte Vida, organização dirigida por Ana Carolina Afonso, também se juntou ao grupo das melhores pequenas ONG.
Outras categorias que também são premiadas são a melhor ONG, a melhor para cada causa e a melhor para cada região/estado.
(Foto: Casa Arte Vida) ONG Casa Arte Vida de Ana Carolina Afonso Organização sem fins lucrativos que atende moradores de Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, a Casa Arte Vida (CAV) foi criada em 2007 pela artista e advogada Ana Carolina Afonso. O objetivo do CAV é proporcionar educação inclusiva e inclusiva a jovens e crianças, tanto no dia a dia, depois das aulas, como através de projetos e iniciativas educativas nas áreas da tecnologia, finanças, artes e comércio.
Os projetos do CAV para jovens em situação de vulnerabilidade social combinam inovação e criatividade para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor que permite a integração entre a comunidade e os agentes sociais. O programa de educação complementar do CAV, por exemplo, promove atividades socioeducativas extracurriculares que utilizam estratégias ativas e consideram as inteligências múltiplas.
Os projetos e programas CAV mais famosos são o projeto CRIA (Criação, Robótica, Inovação e Arte), Creator Lab e Expresso do Futuro. Como Ana Carolina Affonso acredita no poder das atividades complementares, o CAV traz iniciativas que visam a multidisciplinaridade e a integração entre escola, família e comunidade. Um exemplo é o programa de promoção familiar da organização, que reúne diversas ações voltadas ao fortalecimento das relações familiares a partir de um modelo de trabalho integrado, que inclui a equipe técnica de psicologia, assistência social e educação.
Essas iniciativas garantiram diversos prêmios para o CAV, incluindo o Prêmio Melhor ONG e o Prêmio Itaú-UNICEF do Programa UNICEF Social Itaú.
(Foto: Casa Arte Vida) Vencedora do Prêmio Melhor ONG O CAV de Ana Carolina Afonso tem um longo histórico de premiações por serviços prestados à comunidade na região de Guaratiba nos últimos anos. Desde 2019, recebe uma das 100 melhores ONGs do Brasil, recebendo o prêmio em 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 até o momento.
Em 2020, o Prêmio Melhores ONGs estreou uma nova versão que premia as dez melhores pequenas organizações – e a Casa Arte Vida também é reconhecida nesta lista. Por isso, além de fazer parte do prestigiado grupo das 100 melhores organizações não governamentais do Brasil, o CAV já conta com uma das 10 melhores pequenas ONGs, prêmio que reconhece o trabalho de quem muito faz, com uma pequeno.
(Foto: Casa Arte Vida) Na ocasião, a formadora do CAV, Roberta Macedo, concedeu entrevista ao site do Prêmio Melhores ONGs, dizendo que o prêmio “inclui a distinção de estar entre as dez melhores pequenas empresas, nos trazer visibilidade e até mais. confiança no trabalho que fazemos. Mais um reconhecimento de que estamos no caminho certo, apesar de todas as dificuldades.”
CAV trabalha com aprendizagem independente, escuta ativa e abordagem STEAM para desenvolver múltiplas habilidades. Todo o trabalho da premiada organização baseia-se nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, decididos pela ONU.
Quem é Ana Carolina Afonso, fundadora do CAV Filantropa e advogada brasileira, Ana Carolina Borges Torrealba Afonso doou a Casa Arte Vida em 2017 para oferecer oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da educação.
(Foto: Casa Arte Vida) Actualmente dedicada à pintura em azulejos e cerâmica no seu atelier em Cascais, Portugal, Ana Carolina Afonso decidiu encontrar o CAV para aliar o seu amor pela arte à vontade de democratizar as oportunidades de ensino.
A organização criada por Ana Carolina Afonso tem sido distinguida com prestigiados prémios como o Prémio Melhor ONG. Além disso, o CAV tem vindo a estabelecer importantes parcerias com o governo e outros órgãos e instituições, às quais tem concedido iniciativas ligadas ao Projecto Mulher Cidadã. e programas de capacitação e educação com o Senac.