O novo golpe ganhou força de tal forma que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) teve que emitir um alerta para evitar que mais pessoas fossem prejudicadas. Entenda o que é esse golpe e como se proteger!
leia mais
Não caia nesses golpes! As 10 armadilhas online mais comuns direcionadas a idosos Aprenda como identificar o novo golpe do “Pix errado” e se proteger Veja o que fazer se você cair no “golpe do novo número” do WhatsApp Investigação de golpe de rastreamento falso é uma nova estratégia em que criminosos ligam para banco clientes, sua agência bancária – ou mesmo gerente – diz que está sob investigação.
Durante o golpe, os criminosos chegam a enviar boletins policiais falsos para repassar a verdade. Normalmente, o fraudador informa ao banco que o departamento (ou gerente) está investigando a conta por vender informações dos titulares da conta ou por outra violação grave.
Os golpistas fazem ligações suspeitas em seu smartphone de um número desconhecido. Imagem:imajinajib/Shutterstock Em seguida, eles pedem à vítima que transfira o valor por eles especificado aos beneficiários enquanto a investigação estiver em andamento para proteger seu dinheiro. Claro, esses admiradores são eles próprios golpistas.
No entanto, as novas tácticas dos criminosos estão a chamar a atenção das principais instituições financeiras. Por exemplo, o Bradesco emitiu alerta de fraude em 11 de novembro de 2024, alertando seus clientes.
Como se proteger de golpes de avaliações falsas A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre golpes de avaliações falsas e como se proteger contra tais golpes. Entre as orientações, o Sindicato alerta que os bancos não entrarão, em hipótese alguma, em contato com os clientes para esse fim, nem solicitarão que transfiram fundos para outras contas.
O Bradesco alerta ainda que nem bancos nem órgãos policiais podem entrar em contato conosco para solicitar informações pessoais, senhas, chaves de segurança, cadastros ou atualizações de sistema ou para questionar transações.
Informações pessoais e de cartão de crédito são frequentemente solicitadas por criminosos para enganar clientes de bancos. Foto: New Africa / Shutterstock Portanto, o principal conselho é: se você suspeita que a intenção da ligação é uma fraude, desligue! Além disso, caso você tenha alguma dúvida sobre tal link, você pode entrar em contato pelos canais oficiais da instituição financeira onde é cliente, mas não faça nenhum tipo de transferência para terceiros, nenhuma instituição solicita tal procedimento.
Embora seja comum que as organizações entrem em contato com você para confirmar transações suspeitas, os agentes nunca solicitam informações pessoais, senhas, atualizações de sistema, chaves de segurança, pagamentos ou transações. Portanto, tome cuidado para não repassar tais informações durante o atendimento.