Podemos, conhecendo bem a região, saber como estará o tempo hoje. Mas esta previsão começa a ser perturbada, se for no longo prazo, por ex. Isto ocorre porque as alterações climáticas abrangem múltiplas dimensões e alteram a percepção. A previsão do tempo em Porto Alegre certamente pode mudar, dependendo do padrão das mudanças climáticas.
Então, vejamos algumas maneiras que podemos adotar em nossas casas para reduzir o impacto das mudanças climáticas e ter uma casa ecologicamente correta.
Casa com eficiência energética Começamos com a iluminação: você precisa mudar para luzes LED com eficiência energética. Passemos ao controlo térmico: uma casa quente reduz a necessidade de aquecimento ou arrefecimento, o que reduz o consumo de energia. Terminamos com as energias renováveis: a instalação de painéis solares ou sistemas de energia eólica, para produzir energia limpa.
Conservação da água A água, este recurso essencial, está ameaçada pelo aquecimento global e por períodos prolongados de seca. Por isso é muito importante economizar água. Para isso, instale torneiras que escoem menos água, utilize sistemas de aproveitamento de água da chuva e faça manutenção regular nas calhas.
Materiais sólidos Este assunto é frequentemente associado à construção de casas, mas está relacionado com a manutenção da casa. A escolha de móveis feitos com materiais sustentáveis, tintas com baixo teor de carbono, pisos ecológicos são algumas das razões para a utilização de materiais sustentáveis e, portanto, ecológicos.
Gestão de Resíduos Essencial para criar uma economia circular ou reduzir os aterros, a forma como gerimos os resíduos é crítica. Reciclar é a palavra de ordem. Adicione compostagem de alimentos. Esses dois tipos de gestão de resíduos têm um impacto significativo no meio ambiente.
Assim, ao que parece, existem muitas formas simples e fáceis que nos permitem reduzir o impacto das alterações climáticas e estão ao alcance de cada um de nós.