Dentre todos os benefícios do INSS, a aposentadoria por idade é um dos mais relevantes. Afinal, garante o direito a uma vida digna aos cidadãos que passaram a vida a trabalhar e a contribuir.
Acompanhe para saber quem tem direito à pensão por velhice.
Entenda quem tem direito à aposentadoria por idade Qualquer segurado do INSS que atenda aos requisitos de idade, carência e pagamento poderá receber a aposentadoria por idade. Por isso:
Prazo de carência: é o valor mínimo de mensalidades que um contribuinte precisa para receber o benefício do INSS; Contribuição: período durante o qual o segurado contribuiu com êxito para a Segurança Social, de forma voluntária ou mesmo obrigatória. Considerando que a idade exigida é o número mínimo de anos que uma pessoa deve ter. Essa necessidade difere para homens e mulheres. Além disso, também é diferente para trabalhadores urbanos e pessoas com seguros especiais.
Quem tem direito à reforma por idade e quais os requisitos de elegibilidade? Os requisitos de idade de reforma de um trabalhador em áreas urbanas são os seguintes:
65 anos para homens e 62 anos para mulheres (de acordo com a nova lei da Segurança Social); 180 meses de graça; 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens. Essas exigências valem para quem começou a contribuir para o INSS a partir de 13 de novembro de 2019. Porém, se esse não for o seu caso, você pode se enquadrar na lei antiga ou na lei de transição.
A lei de transição vale para quem não cumpriu todos os requisitos em 12 de novembro de 2019. Porém, começou a contribuir para o INSS antes dessa data.
A regra antiga vale para todos os contribuintes que iniciaram a contribuição para o INSS antes de 12 de novembro.
Compreender a Lei de Transição e a Lei da Pensão de Velhice Quem tem direito a uma pensão de velhice ao abrigo da Lei da Velhice e da Lei de Transição? Confira:
Aposentadoria pela lei antiga: homens com 65 anos e mulheres com 60 anos, ambos com 180 meses de isenção de INSS; Regra de transição: os homens precisam ter 65 anos, as mulheres 61 e meio e oferecem 15 anos + 180 meses de carência para ambos. Portanto, o empregado precisa ficar atento a qual lei é primeiramente relevante para reivindicar seu benefício. Afinal, caso haja alguma irregularidade, o INSS poderá indeferir o seu pedido.
Conselho final Deve-se notar que os trabalhadores rurais e outros segurados especiais não estão cobertos pela nova lei da Previdência Social. Por que os requisitos de idade de aposentadoria não mudaram?
Isso significa que o segurado pode se aposentar cinco anos antes. Ou seja, 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres. O período de espera exigido também é de 180 meses.
Agora você sabe quem tem direito à pensão por velhice. Deixe seu comentário!