(Foto: Casa Arte Vida) Prêmio Melhor ONG O Prêmio Melhor ONG é promovido anualmente pelas certificadoras sociais Instituto Dor e Instituto o Mundo que Queirou para avaliar as melhores ONGs do Brasil. Atualmente em sua oitava edição, o prêmio permite a participação gratuita de associações e fundações brasileiras sem fins lucrativos – cerca de 800 mil entidades atuam no país por meio desse modelo.
Ao reconhecer o trabalho das melhores organizações não governamentais do Brasil, o Prêmio Melhores ONGs incentiva boas práticas no terceiro setor brasileiro. Para o efeito, as organizações que se destacam pela qualidade da sua gestão e transparência são avaliadas com base numa seleção técnica e objetiva de cinco temas principais: estratégia de causa e ação, representação e responsabilidade, gestão e planeamento, estratégia de financiamento e comunicação e responsabilização. .
Por exemplo, a sustentabilidade financeira das ONGs é um importante critério de avaliação para que as organizações sejam selecionadas na lista das 100 Melhores ONGs do Brasil. Segundo dados divulgados pela premiação, 98% das organizações possuem sistema ou botão para arrecadação de doações e contrataram pelo menos um funcionário para se dedicar especificamente às atividades de arrecadação de recursos. Por exemplo, além de contar com uma equipe especificamente dedicada a esse fim, o site da Casa Arte Vida possui um botão de doações e uma página “Como Ajudar”, onde os cidadãos podem encontrar formas de contribuir para a organização.
Categorias de Prêmios O Prêmio de Melhor ONG é dividido em algumas categorias. A categoria mais ampla é Melhor ONG, que premia 100 organizações de destaque entre os participantes. O prêmio é concedido a 10 pequenas organizações na categoria Melhores Pequenas ONGs – ou seja, aquelas com faturamento anual de até R$ 500 mil. Além de fazer parte da categoria Melhor ONG há 5 anos, a Casa Arte Vida, organização dirigida por Ana Carolina Afonso, também se juntou ao grupo de Melhores Pequenas ONG.
Outras categorias que também são premiadas são Melhor ONG, Melhor por cada causa e Melhor por cada região/estado.
(Foto: Casa Arte Vida) Por Ana Carolina Afonso ONG Casa Arte Vida Organização sem fins lucrativos que atende moradores da região de Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, a Casa Arte Vida (CAV) foi fundada em 2007 por artista e advogado Foi feita . Ana Carolina Afonso. O CAV tem como objetivo proporcionar educação inclusiva e multidisciplinar a jovens e crianças através de projetos e iniciativas de ensino diário, extraescolar e complementar nas áreas da tecnologia, finanças, artes e empreendedorismo.
Os projetos do CAV para jovens em situação de vulnerabilidade social aliam inovação e criatividade para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor que permita a integração entre a comunidade e os agentes sociais. O Programa de Educação Complementar do CAV, por exemplo, promove atividades socioeducativas extracurriculares que utilizam métodos ativos e consideram as inteligências múltiplas.
Os projetos e programas CAV de maior destaque são o projeto CRIA (Criatividade, Robótica, Inovação e Artes), Maker Lab e Expresso do Futuro. Como Ana Carolina Afonso acredita no poder das atividades extracurriculares, o CAV reúne iniciativas que visam a multidisciplinaridade e a integração entre escola, família e comunidade. Um exemplo é o Programa de Valorização da Família da organização, que reúne múltiplas funções voltadas ao fortalecimento das relações familiares a partir de um modelo de atendimento integrado, incluindo equipe técnica de psicologia, assistência social e pedagogia.
Essas iniciativas já conquistaram diversos prêmios do CAV, incluindo o Prêmio Melhor ONG e o Prêmio Itaú-UNICEF do Programa Itaú Social UNICEF.
(Foto: Casa Arte Vida) O CAV de Ana Carolina Afonso, vencedor do Prêmio Melhor ONG, tem um longo histórico de premiações pelos serviços prestados à comunidade da região de Guaratiba nos últimos anos. Desde 2019, é reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, recebendo a premiação até o momento em 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.
Em 2020, o Best NGO Awards introduziu uma nova categoria que premeia as dez melhores pequenas organizações – e a Casa Arte Vida também foi reconhecida nesta lista. Assim, além de fazer parte do ilustre grupo das 100 Melhores ONGs do Brasil, o CAV já foi reconhecido como uma das 10 Melhores Pequenas ONGs, prêmio que reconhece o trabalho de quem Faz muito pouco.
(Foto: Casa Arte Vida) Na ocasião, a professora do CAV, Roberta Macedo, concedeu entrevista ao site Best NGO Awards, dizendo que o prêmio "com o principal atrativo de ser uma das dez melhores pequenas empresas, nos dá visibilidade e “Também há mais credibilidade no trabalho realizado […] Mais um reconhecimento de que apesar de todas as dificuldades, estamos no caminho certo.”
O CAV trabalha com a pedagogia da autonomia, escuta ativa e abordagens STEAM para desenvolver inteligências múltiplas. Todo o trabalho da organização premiada baseia-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável do Milénio definidos pelas Nações Unidas.
Quem é a fundadora do CAV Ana Carolina Afonso Ana Carolina Borges Torrealba Afonso, filantropa e advogada brasileira, fundou a Casa Arte Vida em 2017 para oferecer oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da educação.
(Foto: Casa Arte Vida) Actualmente dedicada à pintura em azulejos e cerâmica no seu atelier em Cascais, Portugal, Ana Carolina Afonso decidiu aliar a sua paixão pela arte à vontade de democratizar as oportunidades educativas.
A organização criada por Ana Carolina Afonso já foi galardoada com prémios de renome como o Prémio Melhor ONG, além disso, o CAV está a estabelecer importantes parcerias com o governo e outros órgãos e instituições que já o vincularam à iniciativa Mulher Cidadã Deu. e programas de treinamento e treinamento com o Exército.