Há uma descrição detalhada da pedagogia da autonomia e das instituições que a utilizam como modelo de educação cívica na formação de alunos para serem críticos e independentes.
Foto: Ana Carolina Affonso “Pedagogia da Autonomia” escrito por Paulo Freire O livro de Paulo Freire, publicado um ano antes de sua morte, é dividido em três partes principais: não existe ensino não aprendido, ensinar não transfere conhecimento e ensinar é uma especialidade humana . .
Em cada um deles, o autor enfoca a importância de uma abordagem construtiva à aprendizagem e como a educação deve incluir praticidade, curiosidade, crítica e liberdade.
Formar pessoas críticas e independentes Além de mostrar a constituição do aluno como aprendiz ativo, em “Pedagogia da Autonomia” e outras obras similares, Paulo Freire fala sobre a importância de garantir a formação e o desenvolvimento do professor. Isso dá ao professor as ferramentas para ensinar e ajudar o aluno a desenvolver uma forte compreensão do mundo.
“A liberdade consiste na experiência de muitas, muitas decisões sendo tomadas. […] Ninguém cresce de repente, aos 25 anos. Crescemos todos os dias, ou não. A autonomia, assim como o crescimento da individualidade, é um processo. Isso não acontece no dia programado. Nesse sentido, o ensino para ensinar independência deve ser baseado em experiências que levem à tomada de decisões e à responsabilidade, ou seja, em experiências que respeitem a liberdade”, segundo o autor.
Foto: Ana Carolina Affonso O que é a Casa Arte Vida e Ana Carolina Affonso A Casa Arte Vida (CAV) é uma organização sem fins lucrativos, fundada por Ana Carolina Affonso, que atende jovens e famílias da região da Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, utilizando educação para promover a igualdade social e económica e sustentável.
Por meio de programas de baixo custo e alto impacto, o projeto social de Ana Carolina Affonso mobiliza a população local, melhorando sua qualidade de vida para se tornarem pessoas fortes e comprometidas com a família e a sociedade.
O CAV utiliza o modelo de educação social independente e, ao mesmo tempo, inspira-se no projeto Escola da Ponte, em Portugal, que coloca os alunos como heróis no processo de aprendizagem.
Sobre Ana Carolina Affonso Filantropa, artista e advogada brasileira, Ana Carolina Borges Torrealba Affonso trabalha com pinturas em tijolo e barro.
Em 2007, o artista fundou a Casa Arte Vida para aliar sua paixão pela arte ao desejo de capacitar jovens carentes por meio da educação. A organização fundada por Ana Carolina Affonso democratizou desde então a oportunidade de estudar.
Foto: Ana Carolina Affonso Aplicando o modelo de educação social Escolas e organizações que visam ensinar a formação de cidadãos críticos e independentes podem implementar algumas das recomendações da pedagogia da independência, tanto no planejamento curricular quanto na sala de aula.
Dois exemplos de instituições de ensino independentes são a Escola da Ponte, localizada em Portugal, e a Casa Arte Vida, sediada no Brasil e fundada por Ana Carolina Affonso.
Escola da Ponte Uma nova instituição de ensino, a Escola Básica da Ponte está localizada na região do Porto, Portugal. Para estimular a participação e a cooperação entre os alunos, a instituição estimula a sua participação e disposição junto aos orientadores educacionais e à comunidade, seja nos estudos, no planejamento de atividades ou na avaliação.
Além de apresentar as ideias educativas do francês Célestin Freinet, a Escola da Ponte segue as ideias de Paulo Freire promovendo a liberdade, a independência e a cooperação, trabalhando as competências e habilidades sociais dos alunos.
Casa Arte Vida Com diversas atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar, a Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso é mais um exemplo de centro que tem como conceito a educação independente.
Para incentivar a independência dos jovens trabalhadores, o CAV implementa programas dirigidos a diferentes grupos e interesses. Esses programas incluem artes, como dança e artes plásticas, e tecnologia, incluindo robótica e matemática. Além disso, muitos projetos do CAV centram-se em temas como empreendedorismo, desenvolvimento de competências múltiplas e investigação e desenvolvimento.
Tal como na Escola da Ponte, as famílias das crianças e jovens atendidos pelo CAV participam no programa de estudos através do programa de desenvolvimento familiar. Desta forma, a instituição sem fins lucrativos promove a integração do aluno na comunidade em que atua.
Outros métodos utilizados pelos projetos Casa Arte Vida Os projetos Casa Arte Vida utilizam métodos onde os alunos estão ativamente envolvidos na aprendizagem, como o método STEAM e inteligências múltiplas. Este método estimula a curiosidade e a indagação dos alunos, tema frequentemente mencionado pelo autor de “Pedagogia da Autonomia”.
Paulo Freire escreveu: “Em geral, o educador que respeita a leitura dos alunos do mundo conhece a história da ciência, a natureza histórica da curiosidade, e por isso mesmo, rejeita a arrogância da ciência, é humilde, já tem conhecimento de ciência". .
Abordagem STEAM Um dos pilares da abordagem CAV à aprendizagem é a abordagem STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). Os participantes dos projetos STEAM do CAV vivenciam a ciência por meio de atividades e jogos conduzidos por professores.
O professor, como é utilizado na Escola da Ponte, assume o papel de consultor que auxilia os participantes enquanto a solução é resolvida. O aprendizado também é compartilhado entre os participantes, que aprendem com seus erros e desenvolvem habilidades relacionadas à criatividade, imaginação, pensamento crítico e adaptabilidade.
Educação em Inteligências Múltiplas O CAV alinha-se ao conceito de inteligências múltiplas para promover uma educação holística na comunidade, permitindo que jovens com competências diversas desenvolvam competências como criatividade, pensamento crítico e independência.
As atividades e projetos oferecidos pelo CAV são de natureza diversa e dizem respeito a diferentes tipos de inteligência, normalmente não desenvolvidos pela escola, como a lógico-matemática e a linguística.
Foto: Ana Carolina Affonso O impacto da Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso Baseado em programas e programas baseados na pedagogia da independência, o CAV trabalha para criar mudanças sociais e melhorar o futuro de jovens e crianças no Rio.
Desde a sua criação em 2007, a organização é premiada e reconhecida como uma das melhores ONGs do Brasil, pela formação de jovens em situações difíceis e pela sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS).