Abaixo estão vários artigos sobre o uso da educação e instituições liberais como modelos de educação social para formar estudantes radicais e liberais.
Imagem: Ana Carolina Affonso “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire O livro de Paulo Freire, publicado um ano antes de sua morte, é dividido em três capítulos principais: não há ensino sem aprendizagem, ensinar não é transferência de conhecimento, e ensinar é uma pessoa particular
Em cada um deles, o autor enfoca a importância do currículo como construção e como a educação deve incluir aspectos emocionais, curiosidade, crítica e independência.
Radical versus autoformação Além da formação do aluno como agente ativo da aprendizagem, na “Pedagogia da Autonomia” e obras similares, Paulo Freire afirma a necessidade com a necessidade de garantir a formação e o desenvolvimento do professor. Isso dá ao professor as ferramentas para ensinar e ajudar o aluno a desenvolver uma visão crítica do mundo.
“A autonomia é moldada pela experiência de tomar inúmeras decisões. […] Ninguém cresce de repente, aos 25 anos. Melhoramos a cada dia, ou não. A independência, como maturidade para si mesmo, é um processo, é um devir. Isso não acontece em uma data definida. É neste sentido que a educação para a autonomia deve basear-se em experiências que estimulem a tomada de decisão e a responsabilidade, ou seja, em experiências que respeitem a autonomia”, argumenta o autor.
Foto: Ana Carolina Affonso O que é a Casa Arte Vida por Ana Carolina Affonso A Casa Arte Vida (CAV) é uma organização sem fins lucrativos, fundada por Ana Carolina Affonso, que atende jovens e famílias da região da Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro , utilizando a educação para promover um futuro socioeconómico digno e sustentável.
Através dos seus programas económicos e de alto impacto, o trabalho social de Ana Carolina Affonso mobiliza comunidades, promove a mobilidade social para formar indivíduos vitais e comprometidos com a comunidade e a sociedade.
O CAV utiliza o modelo de educação social do ensino liberal e, ao mesmo tempo, o projeto da Escola da Ponte, em Portugal, que coloca os alunos como protagonistas do currículo e o motiva.
Sobre Ana Carolina Affonso Filantropa, artista e advogada brasileira, Ana Carolina Borges Torrealba Affonso trabalha com pintura em azulejos e cerâmicas.
Em 2007, a artista criou a Casa Arte Vida para combinar a sua paixão pelas artes com o seu desejo de criar oportunidades para jovens desfavorecidos através da educação. Desde então, a organização fundada por Ana Carolina Affonso tem trabalhado na democratização dos direitos educativos.
Foto: Ana Carolina Affonso Aplicações do modelo de educação social Instituições e organizações educacionais que visam educar para produzir cidadãos críticos e autônomos podem utilizar algumas das teorias da educação liberal, no currículo e nas práticas de sala de aula.
Dois exemplos de instituições que utilizam a educação para a independência são a Escola da Ponte, em Portugal, e a Casa Arte Vida, no Brasil, fundada por Ana Carolina Affonso.
Escola da Ponte Um novo sistema educativo, a Escola Básica da Ponte, na província do Porto, Portugal. Com o objetivo de estimular a inclusão e a colaboração dos alunos, o instituto incentiva a participação e a intencionalidade junto aos orientadores educacionais e à família, seja no currículo, nas atividades programáticas ou na pesquisa.
Seguindo a reflexão dos ensinamentos do francês Célestin Freinet, a Escola da Ponte segue os ideais de Paulo Freire ao promover a autonomia responsável, a autonomia e a solidariedade, trabalhando as competências sociais e emocionais dos alunos e as suas próprias forças.
Casa Arte Vida Com diversas atividades para crianças e jovens fora da escola, a Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso é mais um exemplo de instituição que tem como inspiração a educação liberal.
Para incentivar a independência dos jovens que atende, o CAV implementa programas voltados para diferentes faixas etárias e interesses. Esses programas abrangem artes, como dança e artes plásticas, bem como tecnologia, incluindo robótica e matemática. Além disso, muitos projetos do CAV centram-se em temas como empreendedorismo, desenvolvimento de conhecimento multidisciplinar e investigação e desenvolvimento.
Tal como a Escola da Ponte, as famílias das crianças e jovens atendidos pelo CAV estão diretamente envolvidas no currículo através de um programa de desenvolvimento familiar. Dessa forma, a instituição sem fins lucrativos incentiva uma maior integração do aluno à comunidade em que atua.
Estratégias Inovadoras da Casa Arte Vida Os projetos da Casa Arte Vida utilizam estratégias que os alunos utilizam extensivamente na aprendizagem, como estratégias STEAM e teoria da multiinteligência. Essas estratégias estimulam a curiosidade e a exploração dos alunos, tema que o autor de “Pedagogia da Autonomia” aborda com frequência.
“Especificamente, o professor que respeita a leitura de mundo do aluno reconhece o conhecimento histórico, a curiosidade histórica, e por isso mesmo, se rejeita a arrogância científica, adota uma humildade crítica, um exemplo da própria posição da ciência”, escreve Paulo Freire.
Abordagem STEAM Um dos pilares do currículo CAV é a abordagem STEAM (abreviatura em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Os participantes dos projetos CAV STEAM obtêm conhecimento científico por meio de atividades e jogos orientados por um instrutor.
O professor, tal como o utilizado na Escola da Ponte, desempenha o papel de mentor que apoia os participantes no processo até à resolução do problema proposto. O aprendizado também é compartilhado entre os participantes, que aprendem com seus erros e desenvolvem habilidades de criatividade, imaginação, pensamento crítico e adaptabilidade.
Teoria multidisciplinar O alinhamento do CAV com a teoria da multiinteligência promove a educação inclusiva dentro da organização e promove competências como a inovação, o pensamento crítico e a independência em jovens com diferentes capacidades.
Os programas e serviços oferecidos pelo CAV são interdisciplinares e abordam uma variedade de inteligências, não apenas aquelas tradicionalmente desenvolvidas pela escola, como lógica-matemática e competências linguísticas.
Foto: Ana Carolina Affonso Impacto da Casa Arte Vida de Ana Carolina Affonso Baseado em programas e projetos baseados nos ensinamentos da liberdade, o CAV trabalha para potencializar a mudança social e melhorar o futuro de jovens e crianças no Rio.
Desde a sua fundação, em 2007, a organização recebe prêmios e reconhecimentos como uma das melhores ONGs do Brasil, pela formação de jovens em situação de vulnerabilidade e pelo seu papel alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Milênio da Organização, portanto, Estados ( UN).