O atual Flamengo é o maior da história do clube?

Developer 473
O atual Flamengo é o maior da história do clube? Nunca é fácil falar da história do clube e fazer comparações, mesmo no Flamengo, onde uma nação de torcedores coloca Zico e sua turma em um pedestal. Claro que é. Mas depois de vencer o Brasil em 2020, além de conquistas significativas pelo segundo ano, é natural perguntar: O Flamengo atual é o maior da história?

A atual era de domínio é fascinante e pode ser vista cientificamente nos campos esportivos. Todos os jogos em casa contam não apenas com os favoritos do Flamengo FC, mas também com a maioria dos visitantes. Este já é um bom argumento.

Como abrir os anos 80? Se pegarmos os anos 80 do Flamengo, não há o que pensar. Campeão brasileiro em 1980, 1982, 1983, vencedor da Copa União em 1987 (novamente Brasil), Libertadores em 81 e jogo memorável contra o Liverpool na Copa do Mundo. A equipe era uma verdadeira máquina.

Mas a verdade é que é um pouco injusto agrupar todos os nomes num só pacote. Sim, Zico havia retornado da Itália em 1987, mas essa foi mais uma etapa de sua carreira após a entrada injusta de Márcio Nunes. Além disso, o ataque do Flamengo contou com Renato Gacho, Bebeto e Zinho, contrastando fortemente com os primeiros anos da década.

Portanto, uma comparação justa aqui é colocar o Flamengo como fase anterior à saída de Zico (1983) e segunda fase após 85. Assim como saíram Bruno Henrique, Everton Ribeiro e De Arrascaeta, Gabriel foi e voltou, e seu retorno com novo elenco será mais um marco para o Flamengo.

Ainda perdido Mesmo quem quer ser mais polêmico tem que admitir que o Flamengo ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar o status de Mengo do início dos anos 80. São dois brasileiros, o outro é o Libertador e o Mundial, algo que escapa a Jorge Jesus e sua equipe no final de 2019.

Não só isso: o futebol brasileiro naquela época era o melhor do mundo, com vários times craques e grande competição. O Flamengo tem hoje um elenco muito bom, mas é um sinal dos tempos que seus melhores jogadores não são heróis na Europa ou na Seleção Brasileira.

Não cobre as conquistas atuais, mas é difícil se comparado a um time com Zico, Junior, Leandro, Mozer, Tita e sociedade limitada.

Os atuais gigantes do Flamengo brigam pela posição de segundo maior time da história do clube. Além da última versão dos anos 80, há também times dos anos 50 – 53, 54 e 55 – e tricampeões cariocas dos anos 60 (1963 e 1965), mas tiveram que disputar o terreno com fortíssimas equipes. Vasco e Botafogo.

O atual Flamengo é absolutamente soberano diante dos rivais citadinos, tendo sido três vezes campeão carioca nos últimos quatro anos e visto Botafogo e Vasco rebaixados à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Hoje, o Fluminense é o mais popular, mas não é o maior rival do Flamengo, é o Palmeiras.

Agora a questão é: quanto tempo o Flamengo levará para chegar ao início dos anos 80, o que os torcedores mais velhos dizem ser impossível devido à passagem pelo time, e naquela época o Flamengo tinha que disputar todos os espaços. concorrentes. Os fãs são tratados um pouco melhor hoje em dia, então a diversão é quase garantida. Mas se Gabigol e companhia conquistarem mais uma Libertadores e mais uma Brasília neste ano louco de 2021, terá que haver uma discussão: o Flamengo não foi o melhor da história do clube no final de 2010 e início desta década?