O atual período de dominação é impressionante e isso pode ser visto de forma mais científica nos sites de apostas esportivas. O Flamengo FC não é apenas favorito em todos os jogos em casa, mas também na grande maioria dos casos como visitante. Este já é um bom argumento.
Como desvendar os anos 80? Considerando a década de 80 do Flamengo como um todo, não há o que pensar. Campeão do Brasil em 1980, 1982, 1983, vencedor da Copa União em 1987 (outra brasileira), da Libertadores em 81 e da inesquecível partida contra o Liverpool na Copa do Mundo. A equipe era uma verdadeira máquina.
Mas a verdade é que colocar todos os títulos no mesmo pacote é um pouco injusto. Sim, Zico já havia retornado da Itália em 1987, mas foi mais uma fase da carreira após a entrada injusta de Márcio Nunes. Além disso, o ataque do Flamengo contou com Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho, completamente diferente dos primeiros anos desta década.
Portanto, a comparação justa aqui é colocar o Flamengo até a saída de Zico (1983) como uma fase e o pós-85 como segunda fase. Assim como se Bruno Henrique, Everton Ribeiro e De Arrascaeta saíram, Gabriel saiu e voltou, seu retorno com um novo elenco ao seu redor será mais uma fase em relação ao atual Flamengo.
Ainda ausente Mesmo quem quer ser mais polêmico tem que admitir que ainda há um longo caminho para o atual Flamengo chegar à condição de Mengão no início dos anos 80. São três brasileiros contra dois e mais uma Libertadores e Mundial. , algo que escapou a Jorge Jesus e à sua equipa no final de 2019.
Além disso, o futebol brasileiro era o melhor do mundo naquela época, com estrelas em vários times e maior competição. O Flamengo hoje conta com um excelente elenco, mas é um sinal dos tempos que seus melhores jogadores não foram protagonistas na Europa ou na Seleção Brasileira.
Isso não tira o brilho do mérito das conquistas atuais, mas comparado a uma equipe composta por Zico, Junior, Leandro, Mozer, Tita e SARL é difícil.
Hoje, um dos grandes méritos deste atual Flamengo é lutar acirradamente pela posição de segundo maior time da história do clube. Além da versão final dos anos 1980, há também times dos anos 1950 – tricampeões cariocas em 53, 54 e 55 – e dos anos 60 (1963 e 1965), mas estes tiveram que disputar o campo com equipes muito fortes do Vasco e do Botafogo, respectivamente.
O atual Flamengo é totalmente soberano diante dos rivais citadinos, sendo três vezes campeão carioca nos últimos quatro anos e vendo Botafogo e Vasco caírem para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O Fluminense é hoje quem mais enfrenta, mas não é o maior rival do Flamengo hoje, é o Palmeiras.
Agora a dúvida é: quanto tempo vai demorar para chegar ao Flamengo no início dos anos 80. É justo que os torcedores mais velhos digam que é impossível pelo encanto desse time e pelo fato de que na época o Flamengo tinha que disputar todas as vagas com o seu. equipe. rivais. Hoje os torcedores são tratados um pouco melhor, então bons momentos são quase uma garantia. Mas se Gabigol e companhia conquistarem mais uma Libertadores e mais um Brasileiro neste ano louco de 2021, cabe uma discussão: o Flamengo do final dos anos 2010 e início desta década não é o melhor da história do clube?