O Flamengo é atualmente o maior da história do clube?

Developer 669
O Flamengo é atualmente o maior da história do clube? Falar da história do clube e fazer comparações nunca é fácil, principalmente no Flamengo, onde uma nação de celebridades colocou Zico e sua turma no topo. E com razão, é claro. Mas depois de vencer o Brasileirão 2020, somando um segundo ano de grandes conquistas, é natural que se pergunte: o atual Flamengo é o maior da história?

Esse tempo de controle é incrível e isso pode ser visto de forma mais científica nos sites de apostas esportivas. O Flamengo FC não é apenas o favorito em todas as competições em casa, mas também em muitas ocasiões como visitante. Este já é um bom ponto.

Como você definiria os anos 80? Considerando todos os 80 anos do Flamengo, não há o que pensar. Campeão brasileiro em 1980, 1982, 1983, vencedor da Copa União em 1987 (mais um brasileiro), Libertadores em 81 e uma partida inesquecível contra o Liverpool na Copa do Mundo. A equipe era uma verdadeira máquina.

Mas a verdade é que colocar todos os títulos na mesma cesta é um pouco injusto. Sim, Zico já havia saído da Itália em 1987, mas foi a segunda vez na carreira após a entrada injusta de Márcio Nunes. Além disso, o ataque do Flamengo era composto por Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho, que não se parecem em nada com os primeiros anos da década.

Portanto, a comparação correta aqui é colocar o Flamengo até a saída de Zico (1983) como padrão e depois dos 85 como segunda divisão. Com a saída de Bruno Henrique, Everton Ribeiro e De Arrascaeta, a saída de Gabriel e o retorno, seu retorno com o novo elenco ao seu redor será mais uma fase da atual parceria do Flamengo.

Ainda faltando Mesmo quem quiser ser mais desafiado terá que aceitar que ainda há um longo caminho para o atual Flamengo chegar ao nível do Mengão no início dos anos 80. São três brasileiros disputando duas e outra Libertadores e Mundial. , algo que escapou a Jorge Jesus e à sua equipa no final de 2019.

Não só isso: o futebol brasileiro da época era o melhor do mundo, com craques em times diferentes e grandes rivalidades. O Flamengo hoje tem um time muito bom, mas é símbolo de uma época em que seus melhores jogadores não eram bons na Europa ou na Seleção Brasileira.

Isso ainda não tira o brilho do que foi conquistado, mas comparado a um time que conta com Zico, Junior, Leandro, Mozer, Tita e uma empresa diferente é difícil.

Agora a maior vantagem deste atual Flamengo é que está lutando muito pela vaga de segundo time na história do clube. Além desta última versão dos anos 80, há também times dos anos 50 – que venceram o Rio três vezes nas décadas de 53, 54 e 55 – e dos anos 60 (1963 e 1965), mas estes tiveram que brigar por território com times muito fortes da década de 50, Vasco e Botafogo, respectivamente.

O Flamengo atualmente tem vantagem absoluta sobre o rival citadino, tendo vencido o Rio três vezes nos últimos quatro anos e visto Botafogo e Vasco caírem para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O Fluminense é o favorito hoje, mas não é o Flamengo que é o favorito hoje, é o Palmeiras.

Agora a questão é: quanto tempo levará para alcançar o Flamengo do início dos anos 80? É justo que a grande torcida diga que é impossível dado o apelo daquele time e o fato de que na época o Flamengo tinha que disputar todas as vagas com foi lá. inimigos da cidade. Hoje os torcedores são tratados um pouco melhor, então um bom momento é quase uma garantia. Mas quando Gabigol e companhia conquistam mais uma Libertadores e outra do Brasil neste ano insano de 2021, é preciso uma conversa: o Flamengo do final da década de 2010 e início desta década não era o melhor da história do clube?