O setor movimenta alguns bilhões de reais anualmente, e apresenta crescimento significativo, se comparado ao mesmo período dos últimos anos.
Além disso, o país possui indústrias próprias reconhecidas internacionalmente. As exportações de cosméticos crescerão mais de 17% até 2023.
É por causa desse sucesso nacional e internacional que o mercado turístico demanda novos profissionais a cada ano.
Como conseguir emprego no mercado de cosméticos O mercado de cosméticos é abrangente, englobando produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. E não apenas para produtos, mas para serviços, como tratamentos estéticos.
Os profissionais que queiram atuar neste mercado devem, portanto, ter conhecimento contínuo, dedicação, habilidade técnica e diligência.
Devido ao seu porte, para atuar no mercado joalheiro o profissional deve definir sua área de interesse e buscar as qualificações necessárias. Por exemplo, um cosmetologista precisa ter um diploma de bacharel em artes ou superior. Um maquiador profissional pode realizar workshops gratuitos para melhorias.
Com o surgimento de novas técnicas, é necessário que os profissionais estejam atentos à moda.
Ter uma boa localização, site e redes sociais auxilia no crescimento do mercado de beleza. Por exemplo, uma esteticista pode criar seu currículo em algumas etapas se usar um exemplo de currículo.
O currículo de esteticista para o mercado de beleza Como o mercado cresce rapidamente, é preciso elaborar um bom currículo para se destacar e conquistar uma posição. Mesmo profissionais menos experientes podem se destacar se souberem apresentar seus conhecimentos e habilidades.
Enviar currículos e fingir estar disponível para exames ou trabalhos diários é uma ótima forma de ingressar no mercado de beleza.
Em geral, o currículo deste profissional deve incluir:
Informações pessoais; Finalidade profissional; Experiência profissional; Cursos educacionais e profissionalizantes; Habilidades e conhecimentos; e, Outras informações conforme necessário. É muito importante que seu currículo seja modificado para cada cargo, cargo ou empresa que você se candidatar. Basicamente, incorporando as palavras-chave apresentadas no anúncio de emprego.
Os cosmetologistas geralmente possuem uma riqueza de habilidades e conhecimentos. Dessa forma, inclua apenas o que for relevante para a oportunidade em questão.
Entenda estética como sinônimo de bem-estar e saúde, mostre isso no seu currículo.
Para o documento, selecione a opção vinculada em ordem cronológica, onde as informações são exibidas do mais recente ao mais antigo. Um design tradicional e fácil de ler mostra ao recrutador que você tem uma boa aparência.
O que incluir nas seções principais do seu currículo Antes de pensar no que adicionar, lembre-se de que este documento precisa ser reduzido ao mínimo. Mesmo que você tenha feito muitos estudos em sua carreira profissional, a redação deve ter pelo menos duas páginas.
Nas informações pessoais, inclua seu nome completo e informações de contato. Se você tiver um portfólio online ou uma página profissional em um site, poderá adicioná-lo a este campo.
No seu objetivo profissional você deve, em poucas palavras, justificar a sua candidatura. Explique em duas linhas o que o levou a procurar esse belíssimo local e como ele vai ajudar o negócio.
Em relação às experiências, descreva detalhadamente as atividades realizadas, responsabilidades e resultados. Inclua as datas de início e término e o nome da empresa ou local de beleza.
Por exemplo, inclua serviços como hidratação capilar, técnicas de modelagem profissional, esfoliante profissional, experiência como cabeleireiro em eventos e muito mais.
A educação é um fator importante, especialmente para os inexperientes. Inclui workshops, masterizações, workshops e conferências na área da estética. Sempre comece com o tutorial mais atualizado e mais recente.
O profissionalismo é essencial no mercado de beleza, principalmente para os profissionais de beleza. Portanto, incorpore habilidades especializadas, como técnicas de higiene, instrumentação, drenagem linfática, endocrinologia e muito mais.
Não esqueça que o mercado de beleza é interativo. Em seguida, anote suas qualidades interpessoais, como comunicação, carinho, cooperação, simpatia e assim por diante.
A informação adicional é abrangente, uma seção onde você pode agregar dispositivos estéticos com os quais já trabalhou, linguagens, processos estéticos ou conhecimentos tecnológicos.
Tendências e Desafios do Mercado de Cosméticos À medida que se expande, o mercado de cosméticos continua trazendo inovações e tendências que os profissionais precisam estar atentos.
Em primeiro lugar, temos um mercado composto, basicamente, pelo público. Minas Gerais, que tem a segunda maior concentração de mulheres empreendedoras, concentra-se nas mulheres empreendedoras da região. Esta é uma tendência que deve continuar.
Os produtos vegetarianos e veganos têm aumentado devido à importância de manter a sustentabilidade e o bem-estar dos animais. Eles são projetados com outros tipos de materiais, refletem um estilo de vida altamente intuitivo e são preferidos pela maioria das pessoas.
Outra tendência é personalizar os produtos de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Os novos formatos, tipos de embalagens e técnicas devem basear-se nas necessidades dos consumidores. Além de incluir tons de pele, tipos de cabelo, diferenças físicas e muito mais.
A concorrência é um dos maiores desafios do mercado cosmético, além da necessidade de cumprimento de regras e padrões rígidos de segurança, rotulagem e publicidade dos produtos.
Por isso, para se firmar no mercado de beleza, fique por dentro das tendências e desafios locais. Crie um currículo atraente que detalhe sua história e habilidades profissionais.