Esses vegetais “subestimados” deveriam fazer parte da sua dieta

Developer 497
Esses vegetais “subestimados” deveriam fazer parte da sua dieta O vegetarianismo faz bem à saúde. No entanto, alguns podem ser mais benéficos. Estamos falando de ora-pro-nóbis, taioba e serralha. São consideradas plantas raras (Pancs) e são ricas em minerais essenciais, como ferro, cobre, zinco, manganês, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), os vegetais citados acima têm valor nutricional comparável ou até superior aos mais famosos. Por exemplo, eles têm mais proteínas que espinafre.

O estudo reforça a importância do incentivo à produção de hortaliças. O projeto investigou culturas não convencionais (Pancs) cultivadas em diferentes regiões de São Paulo e Minas Gerais, tanto cruas quanto salteadas. Esses resultados foram comparados com dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da USP e do FoodData do Departamento de Agricultura dos EUA.

Ora-pro-nóbis, taioba e serralha são plantas rústicas que podem ser encontradas em diversas regiões tropicais, pois se adaptam a diferentes tipos de solo, mas recebem muita luz. No Brasil, são encontrados nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Alimentos que lembram espinafre (Imagem: shutterstock/alicja neumiler) entre as variedades Pancs, ora-pro-nóbis, taioba e serralha foram escolhidas para serem pesquisadas devido à sua crescente popularidade. Apesar disso, muitas plantas nativas brasileiras não fazem parte do grupo alimentar comunitário. Isso ocorre, em parte, porque não há informações sobre sua composição nutricional.

Este estudo também confirma a expectativa de que os alimentos silvestres possam ter valores nutricionais comparáveis ​​ou até superiores aos alimentos tradicionais. Reforça também a importância do incentivo à sua produção e consumo para ampliar a diversidade da dieta brasileira e atender às demandas nutricionais.

leia mais

Uma dieta rica em frutas e vegetais ajudará você a dormir mais, diz estudo. Tenha em mente ao fazer a mudança: carnes vegetais também apresentam riscos à saúde; entenda Comer esse alimento sazonal pode prevenir doenças neurológicas Ervas são ricas em minerais (Imagem: Journal of Food Composition and Analysis) Alimentos ricos em nutrientes Não foram observadas diferenças significativas entre as concentrações nutrientes minerais e proteicos de plantas cruas e cozidas A análise nutricional da ora-pro-nóbis, da taioba e da serralha mostrou que os teores de minerais e proteínas dessas plantas são, em sua maioria, iguais ou superiores aos do espinafre. A taioba se destacou entre as plantas analisadas, apresentando maiores concentrações de minerais que as plantas convencionais, com altos teores de ferro, cobre, zinco, cálcio e fósforo. Embora os laticínios tivessem níveis mais baixos de alguns nutrientes minerais (manganês, magnésio e potássio) em comparação com as plantas convencionais, outros minerais (ferro, cobre, zinco, cálcio e fósforo) eram iguais ou significativamente mais elevados. O estudo foi publicado no Journal of Food Composition and Analysis.