Documente tudo Um dos erros mais comuns de vendas em pequenas empresas é não ter controle sobre o que já foi feito, seja evitando uma estratégia ruim ou replicando um plano que funcionou.
Se você trabalha para uma pequena empresa, encontre uma maneira de documentar quais atividades de marketing foram realizadas recentemente. Para isso, você pode utilizar o disco rígido do seu computador ou um HD externo, criar uma data mensal para fazer upload dos arquivos.
Como um disco rígido pode falhar por vários motivos, é interessante ter recursos que permitam recuperar arquivos excluídos de um disco rígido. Uma ótima dica é o software Recoverit, que consegue identificar e recuperar mais de mil tipos de documentos.
No Recoverit, selecione o dispositivo que deseja escanear (disco rígido, HD externo, pen drive, cartão SD) e inicie o processo. Após alguns minutos, o programa exibe os arquivos salvos na tela.
Imagem: Recoverit Você pode verificar a miniatura do documento para ver se é o que você procura e salvá-lo em uma nova pasta.
Imagem: Recoverit Deixar suas estratégias registradas, com possibilidade de recuperar arquivos se necessário, também permite comparar materiais de marketing para ver o que deu certo, além de construir um banco de referências para trabalhos futuros.
Você tem presença digital apenas no Facebook, com mais de 130 milhões de brasileiros cadastrados – uma pequena amostra do quanto as redes sociais afetam a rotina das pessoas.
Portanto, o marketing para pequenas empresas precisa considerar as redes sociais como fonte de publicidade e como oportunidade de construir presença digital.
As empresas que trabalham a sua presença digital conseguem obter melhores resultados porque se tornam mais visíveis para potenciais consumidores. Além disso, com patrocínios a partir de R$ 6, não sai caro investir em publicidade online.
Para uma boa estratégia de marketing, é uma boa ideia escolher qual rede social mais se adapta ao seu negócio e criar consistência na hora de publicar posts.
Aprenda tráfego pago Você provavelmente já ouviu falar de tráfego pago antes. Esse é um recurso que permite anunciar na internet de forma super focada, tendo mais controle sobre quem acessou seu site para que essa pessoa continue recebendo publicidade.
O tráfego pago não é simples de construir, mas nada o impede de dominar essa estratégia de marketing para pequenas empresas. Com um planejamento adequado, os anúncios podem ajudá-lo a converter as vendas.
O ponto positivo do tráfego pago é que o custo por anúncio costuma ser muito baixo, o que permite que pequenos negócios tenham as melhores possibilidades dentro desse universo.
Considere desenvolver parcerias com influenciadores. Com o crescimento das redes sociais, pessoas que antes eram consideradas “comuns” passaram a compartilhar suas vidas pela internet, ganhando reconhecimento, popularidade e poder de persuasão.
Estes são conhecidos como influenciadores, que podem ter poder de comunicação regional ou nacional. Dependendo do nicho da sua empresa, contar com influenciadores pode ser uma ótima estratégia.
Uma das dicas de marketing para pequenas empresas é entrar em contato com influenciadores locais para saber o valor de uma parceria. Se o influenciador em questão falar com o público-alvo do seu negócio, as chances de sucesso são altas.
O CONAR compilou recentemente uma lista de práticas recomendadas para publicidade de influenciadores, que você pode consultar antes de fechar qualquer negócio.
Baixo custo de produção
Imagem: Freepik Graças à internet, o marketing com recursos limitados tornou-se uma realidade para todos, especialmente para as pequenas empresas que sofriam com possibilidades limitadas de publicidade.
Muitas pessoas ainda acreditam que desenvolver uma estratégia de marketing exige um alto investimento. Na verdade, com uma boa dose de criatividade e os recursos digitais a que temos acesso, executar um marketing eficaz é mais simples do que parece.
Com dedicação, educação e boas ideias, as pequenas empresas podem alcançar grandes resultados.