Documente tudo Um dos erros mais comuns de marketing em pequenas empresas é não manter o controle do que já foi feito, seja evitando táticas ruins ou repetindo planos que funcionaram.
Se você trabalha em uma pequena empresa, encontre maneiras de documentar quais atividades de marketing ocorreram recentemente. Você pode definir datas mensais para fazer upload de arquivos usando o disco rígido do seu computador ou HD externo.
Como um disco rígido pode falhar por diversos motivos, é interessante ter recursos como esse para ajudá-lo a recuperar arquivos excluídos do disco rígido. Uma boa dica é o software Recover, que reconhece e restaura mais de mil tipos de documentos.
No Recoverit, selecione o dispositivo que deseja escanear (disco rígido, HD externo, pen drive, cartão SD) e inicie o processamento. Após alguns minutos, o programa exibirá os arquivos resgatados na tela.
Imagem: Recuperar Você pode visualizar a miniatura do documento que está procurando e salvá-lo em uma nova pasta.
Imagem: Recuperação Deixar sua estratégia registrada, com possibilidade de recuperação de arquivos se necessário, permite construir um banco de referências para trabalhos futuros, bem como comparar materiais de marketing para ver o que funcionou.
Construa uma presença digital Só o Facebook tem mais de 130 milhões de brasileiros cadastrados – uma pequena amostra do impacto que as mídias sociais têm na rotina das pessoas.
Precisamente por esta razão, o marketing para pequenas empresas exige que você trate as mídias sociais como uma fonte de promoção e como uma oportunidade de construir uma presença digital.
As empresas que trabalham a sua presença digital têm conseguido obter melhores resultados à medida que mostram mais de si aos potenciais consumidores. Além disso, não é caro investir em publicidade online graças aos patrocínios que começam em US$ 6.
Para uma boa estratégia de marketing, vale a pena escolher quais plataformas de mídia social melhor se adequam ao seu negócio e ser consistente na publicação de postagens.
Estude Tráfego Pago Talvez você já tenha ouvido falar em tráfego pago. É um recurso que permite superfocar os anúncios na internet, além de ter mais controle sobre quem visitou seu site, para que a pessoa receba os anúncios de forma consistente.
Desenvolver tráfego pago não é tão simples, mas nada impede você de estudar essa estratégia em marketing para pequenos negócios. Com um bom plano, a publicidade pode ajudá-lo a converter as vendas.
Um dos aspectos positivos do tráfego pago é que o custo por anúncio costuma ser menor, proporcionando aos pequenos negócios melhores perspectivas dentro deste universo.
Considere desenvolver parcerias com influenciadores Com a ascensão das redes sociais, pessoas anteriormente consideradas “normais” começaram a partilhar as suas vidas através da Internet, ganhando validação, popularidade e poder garantido.
Estes são os chamados influenciadores, que podem ter poder mediático regional ou nacional. Dependendo do nicho da sua empresa, contar com influenciadores pode ser uma boa estratégia.
Uma das dicas de marketing para pequenas empresas é entrar em contato com influenciadores locais e aprender o valor das parcerias. Se o influenciador em questão se comunicar com o público-alvo do seu negócio, as chances de sucesso são maiores.
Recentemente, Connar criou uma lista de práticas recomendadas para publicidade com influenciadores que você pode conferir antes de fechar qualquer negócio.
Marketing de baixo custo
Imagem: Freepik Graças à internet, o marketing com poucos recursos está se tornando uma realidade para todos, especialmente útil para pequenas empresas que antes sofriam com potencial publicitário limitado.
Muitas pessoas ainda acreditam que desenvolver uma estratégia de marketing requer muito investimento. Na verdade, com muita criatividade e acesso aos recursos digitais que todos temos, fazer um bom marketing é mais simples do que parece.
Pequenas empresas conseguem facilmente alcançar ótimos resultados com dedicação, estudo e boas ideias.