Com a Selic acima de 6% e previsões de ultrapassar os oito pontos percentuais em breve, muitos ficam em dúvida sobre quais seriam as melhores empresas para investir. Até os mais acadêmicos especialistas e famosos influenciadores do YouTube e Instagram estão evitando dar muitos palpites nesse assunto, justamente por conta do aumento do chamado “Risco Brasil”.
Por que a eleição será medida e será medida em investimentos? Sempre que há uma possível mudança no cenário político, é comum que qualquer investimento variável tenha movimentos positivos ou negativos além do normal. Nas eleições seguintes, porém, temos um cenário muito mais desconfortável.
A crescente popularidade do atual presidente Bolsonaro se soma ao fato de seu adversário, Lula, apesar da possibilidade de uma boa vitória, ainda não agradar grande parte da população. Além disso, há muitos grupos de ambos os lados que querem não aceitar um resultado que não corresponde ao que pretendem, o que também provoca turbulência política.
Toda e qualquer instabilidade em um país provoca alterações nos valores dos investimentos, e esse alto risco tem tornado os investidores cautelosos em suas decisões. No entanto, isso não significa que não existam boas oportunidades de investimento.
Quais são as melhores opções de investimento atualmente? Há uma percepção entre alguns investidores de que a renda fixa se tornará uma boa opção nestes tempos difíceis. É verdade que a Selic tem previsão de até 8,5% ao final de 2022, mas é preciso lembrar que já está previsto que a inflação chegue a 8,35% ao final de 2021. Ou seja, o lucro real é zero ou mesmo negativo.
Não se deixe enganar. Embora não haja mudança na renda fixa com posse fixa, ainda é a renda variável que tem melhores opções de investimento, principalmente neste cenário turbulento. Como importantes, podemos citar:
Ações – ao investir em empresas dos setores antigos, os investidores sabem que, assim que a tempestade passar, por mais que dure, o seu lucro aparecerá. Os FIIs – fundos de investimento imobiliário tendem a desvalorizar quando a Selic sobe, comprovando que é um bom investimento no longo prazo. Opções - as opções permitem que quem estuda esse tipo de investimento ativamente lucre mesmo quando o mercado cai nos ETFs dos Estados Unidos - Enquanto os ETFs brasileiros são limitados e não compartilham dividendos, os oferecidos nos Estados Unidos garantem seus ganhos e têm opções ilimitadas . .
Melhores investimentos de curto e longo prazo para 2021 Se você está pensando no curto prazo, não há outra saída a não ser se ater à renda fixa. É possível que o melhor investimento para obter lucro no curto prazo seja em opções, mas é preciso investir de forma prospectiva e com conhecimento. Como dissemos antes, eles permitem que você jogue nas cataratas, com o palpite certo.
No longo prazo, uma carteira equilibrada será certamente uma consciência tranquila, desde que os activos de maior risco sejam detidos em pequenas quantidades. Por exemplo, a combinação de ações e FIIs resulta em uma boa diversificação no Brasil. Com a adição dos ETFs, parte da sua carteira não sofre mais com o tão citado risco brasileiro.
Caminho para e além de 2022 O Brasil e os antigos investidores já viram todos os tipos de movimentos repentinos devido a incertezas internas. Até os mais novos já tiveram uma experiência única com uma série de destruidores de bicicletas resultantes da pandemia. Portanto, o melhor caminho é ter uma carteira segura por muito tempo e, depois de ter o conhecimento para isso, trabalhar junto ao negócio para obter benefícios no curto prazo.