Com o Celic acima de 6% e com previsão de ultrapassar em breve os 8%, há dúvidas sobre qual é a melhor empresa para investir. Mesmo os especialistas mais experientes, famosos influenciadores do YouTube e do Instagram, evitam muitas especulações nessa área, justamente pela ascensão do chamado “Risco Brasil”.
Por que a seleção medirá e já mede o investimento? Quando há possibilidade de mudança na esfera política, é comum que os investimentos variáveis sejam movimentos normais ou positivos. Temos um cenário ainda mais constrangedor nestas próximas eleições.
O descontentamento do actual presidente Bolsonaro é agravado pela impopularidade do seu rival, Lula, apesar das suas probabilidades de vitória. Além disso, existem grupos de ambos os lados que não estão dispostos a aceitar um resultado que não é o que pretendem, o que cria mais incerteza política.
Qualquer instabilidade no país leva a flutuações nos valores dos investimentos, e este alto risco tem tornado os investidores cautelosos nas suas decisões. No entanto, isso não significa que não existam boas oportunidades de investimento.
Quais são as melhores opções de investimento no momento? Há uma percepção entre alguns investidores de que a renda fixa se tornará uma boa opção nestes tempos difíceis. É verdade que no final de 2022 Selik tem previsões de até 8,5%, mas é importante destacar que no final de 2021 a inflação chegará a 8,35%. Em outras palavras, os lucros reais são zero ou mesmo negativos.
Não se deixe enganar. Embora a renda fixa com prazo fixo não tenha volatilidade, é uma renda variável que contém as melhores opções de investimento mesmo neste cenário caótico. Como evento principal, podemos citar:
Ações - Ao investir em empresas do setor perene, os investidores sabem que, muito depois de a tempestade passar, os seus lucros continuarão a surgir. Os FIIs são fundos de investimento imobiliário que valorizam quando a SELIC sobe, mostrando-se um bom investimento no longo prazo. Opções – As opções permitem que quem estudou esse tipo de investimento lucre mesmo quando o mercado cai – enquanto os ETFs brasileiros são limitados e não pagam dividendos, as ofertas dos EUA garantem retornos e têm opções ilimitadas. .
Os melhores investimentos de curto e longo prazo para 2021. Os melhores investimentos rentáveis a curto prazo podem ser encontrados em opções, mas é preciso investir com responsabilidade e conhecimento. Como já mencionado, eles permitem que você obtenha lucro com previsões corretas.
No longo prazo, uma carteira equilibrada certamente garantirá a consciência tranquila, com ativos de risco em proporções menores. Por exemplo, a presença de ações e FIIs leva a uma boa diversificação no Brasil. Ao adicionar ETFs, uma parcela da sua carteira fica exposta ao risco brasileiro.
Antes e depois de 2022, o Brasil e seus investidores mais antigos presenciaram movimentos repentinos devido às incertezas internas. Até os mais jovens têm uma experiência única com a série de paralisações provocadas pela pandemia. Portanto, a melhor maneira é ter um portfólio seguro para o longo prazo e negociar para obter ganhos no curto prazo depois de aprender sobre isso.