Os investidores estão cautelosos com os desenvolvimentos dramáticos na política brasileira

Developer 1857
Os investidores estão cautelosos com os desenvolvimentos dramáticos na política brasileira Inflação crescente, problemas fiscais sem solução óbvia no curto prazo e, em breve, eleições. Esta é a melhor tempestade que cerca o Brasil, mas está causando pesadelos principalmente para quem investe no país. A aproximação da época eleitoral já está a causar stress para alguns e a criar um sentimento de oportunidade para outros, mas a incerteza parece ainda maior em 2022.

Com a Selic acima de 6% e com previsão de ultrapassar 8% em breve, há muitos céticos sobre quais são as melhores empresas para investir. Mesmo os especialistas mais instruídos e os influenciadores populares do YouTube e Instagram evitam fazer muitas especulações a esse respeito, justamente por causa da proliferação do chamado “Risco Brasil”.

Porque é que as eleições suprimiriam e já suprimem o investimento? Sempre que existe oportunidade de mudança na esfera política, é comum que qualquer investimento volátil tenha um movimento positivo ou negativo acima do normal. Nas próximas eleições, porém, teremos uma situação muito incômoda.

A crescente desaprovação do actual presidente Bolsonaro é agravada pelo facto de o seu adversário, Lula, apesar de ter boas hipóteses de vencer, também ser impopular junto de um grande segmento da população. Além disso, existem muitos grupos de ambos os lados que estão dispostos a aceitar um resultado que não está de acordo com o que pretendem, criando insegurança política.

Qualquer instabilidade num país provoca volatilidade nos preços dos investimentos, e este elevado risco tornou os investidores cuidadosos nas suas decisões. No entanto, isso não significa que não existam boas oportunidades de investimento.

Quais são as melhores oportunidades de investimento no momento? Há uma percepção entre alguns investidores de que a renda fixa pode ser uma ótima opção em tempos difíceis. É verdade que a Selic tem projeções de até 8,5% até o final de 2022, mas é preciso lembrar que a inflação já está prevista para chegar a 8,35% até o final de 2021. Em outras palavras, lucro real zero ou até negativo.

Não se deixe enganar. Apesar da falta de flexibilidade de uma renda fixa com prazo fixo, ainda é uma renda variável com boas opções de investimento, mesmo neste ambiente turbulento. Tão importante quanto, podemos dizer:

Ações – ao investir em empresas de setores perpétuos, os investidores sabem que, quando a tempestade passar, por mais que demore, seus lucros se materializarão. FIIs – fundos de investimento imobiliário tendem a desvalorizar quando a Selic sobe, mostrando-se um bom investimento no longo prazo. Opções – as opções permitem que quem estuda esse tipo de investimento com afinco obtenha lucro mesmo quando o mercado cai. .

Os melhores investimentos de curto e longo prazo em 2021 Se você pensa no curto prazo, não há outra saída a não ser ficar vinculado a uma renda fixa. Pode ser que o melhor investimento rentável a curto prazo seja uma escolha, mas é necessário investir com responsabilidade e conhecimento. Como já mencionado, eles permitem que você obtenha lucro por queda, com o palpite certo.

A longo prazo, uma carteira equilibrada garantirá uma consciência tranquila, desde que os activos de alto risco sejam detidos em pequenas proporções. Por exemplo, a combinação de ações e FIIs resulta em diversificação positiva no Brasil. Com a adição dos ETFs, uma parcela da sua carteira não sofre mais com o tão alardeado risco brasileiro.

O caminho para e depois de 2022 O Brasil e seus investidores criativos já viram todo tipo de movimentos repentinos devido a incertezas internas. Mesmo quem é mais jovem já teve uma experiência diferente com a série induzida pela pandemia. Portanto, a melhor opção é ter uma carteira segura de longo prazo e, após adquirir conhecimento sobre isso, trabalhar na negociação para ganhos de curto prazo.