Com a Selic subindo mais de 6% e com previsão de alta em breve, muitos estão céticos sobre quais empresas serão os melhores investimentos. Até especialistas e especialistas do YouTube e do Instagram evitam opinar demais sobre o assunto, principalmente porque o aumento do chamado “Risco Brasil” é muito grande.
Por que a eleição pesa no investimento? Sempre que existe potencial para mudança no ambiente político, é inevitável que qualquer investimento volátil tenha resultados melhores ou piores do que o investimento médio. Nas próximas eleições, porém, teremos uma situação muito mais desagradável.
A oposição ao atual presidente Bolsonaro daqui para frente é que seu oponente, Lula, apesar de ter boas chances de vitória, também é impopular entre um grande segmento da população. Além disso, há muitos grupos de ambos os lados que estão dispostos a discordar de um resultado que não está alinhado com os seus interesses, criando ainda mais tensão política.
Tudo o que acontece num país afeta o valor dos investimentos, e este elevado risco torna os investidores cautelosos nas suas decisões. No entanto, isso não significa que não existam boas oportunidades de investimento.
Quais são os melhores investimentos no momento? Há uma opinião entre alguns investidores de que a renda fixa se tornará uma escolha melhor nestes tempos desafiadores. É verdade que a Selic tem projeções de até 8,5% até o final de 2022, mas temos que ter em mente que a inflação já está projetada para chegar a 8,35% até o final de 2021, ou seja, um ganho real zero ou até coisas ruins.
Não se deixe enganar. Embora não haja volatilidade na renda fixa em um momento fixo, é a renda variável que contém as melhores oportunidades de investimento, mesmo no mundo neste caos. Para se ter uma ideia geral, podemos falar sobre:
Ações – ao investir em empresas de setores sustentáveis, os investidores sabem que, uma vez passada a tempestade, não importa quanto tempo, o dinheiro que ganharão. FIIs – os investimentos imobiliários tendem a se desvalorizar conforme a Selic sobe, mostrando-se um bom investimento no longo prazo. Opções – as opções permitem que as pessoas aprendam seriamente esse tipo de investimento para ganhar dinheiro mesmo quando o mercado está em queda. ETFs dos EUA – Enquanto os ETFs brasileiros são raros e não distribuem dividendos, os emitidos nos EUA garantem rendimento e têm opções quase ilimitadas. .
Os melhores investimentos de curto e longo prazo para 2021 Se você está pensando no curto prazo, não há outra saída a não ser continuar garantindo a renda. É possível que o melhor investimento a curto prazo seja em opções, mas deve ser investido com sabedoria e conhecimento. Como mencionado anteriormente, eles permitem que você ganhe dinheiro com gelo, por meio de um progresso bem-sucedido.
A longo prazo, uma carteira equilibrada proporciona uma consciência tranquila, desde que os activos de alto risco sejam reduzidos ao mínimo. Por exemplo, a combinação de ações e FIIs levou a uma melhor diversificação no Brasil. Ao adicionar ETFs, uma parte do seu portfólio não sofrerá mais com a tão esperada crise do Brasil.
O caminho para 2022 e além O Brasil e suas economias já viram todos os tipos de impactos repentinos devido à incerteza no país. Até as crianças já tiveram uma experiência única com a série de mudanças causadas pela pandemia. Portanto, o melhor caminho é ter uma carteira sólida de longo prazo e, após adquirir experiência para isso, praticar negociações de curto prazo.