A principal dica para não se decepcionar durante e após o processo de compra é executar o planejamento de maneira adequada, independentemente de você estar comprando um imóvel pronto ou um apartamento ou casa fora da planta.
Abaixo, veja um pouco mais sobre como evitar situações complicadas na hora de comprar um imóvel:
Custos associados à compra de um imóvel Embora muitas pessoas não levem isso em consideração, há uma variedade de custos envolvidos na compra de um imóvel.
Alguns deles são:
despesas com a aquisição e consequentes impostos e taxas associadas, como certidões negativas e registro de contratos no Cartório de Registro de Imóveis, imposto de transmissão de imóveis (ITBI) e aprovação e elaboração de contratos de financiamento imobiliário; potenciais dívidas vencidas e não pagas de condomínios, IPTUs, uso ou tarifas de água, energia e gás; o custo de mudança ou compra de móveis para a casa; o valor da parcela do financiamento imobiliário (caso a compra não seja à vista); e reformas necessárias ou previstas a curto e médio prazo. Normalmente os impostos (que podem custar cerca de 5% do valor do imóvel), o mobiliário ou a mudança, acabam por ser relegados para segundo plano e surgem problemas subsequentes que prejudicam ou reduzem significativamente a alegria decorrente da realização do sonho da casa própria.
A principal preocupação, que acaba sendo levada mais a sério pelos compradores, diz respeito ao preço do parcelamento e, muitas vezes, os juros nem são considerados, o financiamento é feito em tantas parcelas quanto possível, ou seja, em alguns casos, o imóvel custa o dobro muito.
Levar em consideração as questões acima pode reduzir bastante a probabilidade de ter algumas dores de cabeça após a compra de qualquer imóvel, mas elas por si só não são dignas de atenção.
Como conseguir um empréstimo para comprar um imóvel Como os valores dos imóveis costumam ser muito superiores aos da maioria dos empréstimos pessoais, é natural que os bancos e correspondentes bancários peçam muito mais garantias aos interessados em obter financiamento imobiliário.
As taxas de juros podem ser maiores ou menores dependendo do perfil do cliente, tornando a compra mais ou menos viável para os interessados.
Às vezes vale a pena tentar melhorar seu perfil antes de tentar conseguir um financiamento.
Buscar aumentar o score, poder comprovar residência em nome próprio, ter telefone fixo residencial, disponibilizar contato fixo de referência para o banco, ter histórico de crédito limpo e comprovante de renda registrada há mais de dois anos são algumas das opções. critérios que... eles em termos de aprovação de crédito podem te ajudar.
É claro que a renda do interessado também é obrigada a cobrir o valor da parcela pretendida, sem ultrapassar o limite de 30% da renda, ou seja: Candidato a Finanças que recebe R$ 2.000 por mês não pode comprometer mais de R$ 600 de seu salário.
Fornecer uma entrada de pelo menos 30% do valor do imóvel também ajuda muito na aprovação do seu pedido de crédito, pois, o banco entende que você não tem planos de deixar de pagar o financiamento, pois já pagou parte dele pagando pela propriedade.
Há menos de 15 dias, outro incidente fraudulento envolvendo venda de imóvel foi noticiado no G1 do Paraná.
Em Zandaia Do Chul, uma família comprou um imóvel e só chegou ao local com o caminhão de mudança para descobrir que havia sido fraudada.
Os compradores já haviam negociado com pessoas que acreditavam ser os proprietários e pago três depósitos.
As vítimas ainda disseram que tinham contrato de compra e venda com firma reconhecida e que os contratos foram assinados com duas pessoas.
O problema é que o golpista não era o dono da casa e os verdadeiros proprietários não recebiam nenhum valor.
Neste caso, foi registrado boletim de ocorrência e iniciada investigação, mas os golpistas não foram presos, até porque não foi mais possível prendê-los em flagrante.
Embora pouca gente saiba como é feita a prisão nesse ato, ela pode ser ordenada por qualquer pessoa, desde que o ato criminoso seja flagrado em flagrante.
No caso de crime cometido por golpista que vende sem possuir nenhum imóvel, a ação da transação só poderá ser detectada se houver mandado de prisão durante a negociação, no momento da assinatura do contrato em cartório ou imediatamente após a decisão.
Como não foi o caso do Paraná (e nem da grande maioria), é aberta uma investigação e a situação pode nunca ser resolvida.
Para evitar tais golpes, interessados em adquirir cheques, no bairro, quem é o verdadeiro dono da casa, é muito importante ir ao cartório e à Prefeitura para verificar a autenticidade dos documentos.
É importante lembrar que a fraude é possível mesmo que o vendedor esteja corretamente nomeado no contrato e nos documentos do vendedor, pois os documentos do vendedor podem ser falsos, daí a importância de verificar até o limite legal e realizar todo o processo de compra, de preferência CRECI legítimo Com orientação de corretor.