Para evitar decepções durante e após o processo de compra, uma dica fundamental é fazer o planejamento adequado, seja comprando um imóvel pronto ou um apartamento ou casa fora da planta.
Abaixo, veja um pouco mais sobre como evitar situações complicadas na hora de comprar um imóvel:
Custos envolvidos na compra de um imóvel Embora muitas pessoas não considerem isso, existem diferentes tipos de custos envolvidos na compra de um imóvel.
Alguns dos principais fatores são:
Impostos e taxas envolvidos na transação e posteriores, tais como certidões negativas e registro de contratos no cartório de registro de imóveis, Imposto sobre Transmissão de Imóveis (ITBI), e custos de aprovação e elaboração de contratos de investimento imobiliário; Empréstimos potencialmente pendentes e em aberto para condomínio, IPTU, serviços públicos ou contas de água, energia e gás; Custo de mudança ou compra de móveis para a casa; Os valores das parcelas do financiamento imobiliário (caso a compra seja à vista); e Reformas necessárias ou esperadas no curto e médio prazo. Geralmente, a questão dos impostos (que podem rondar os 5% do valor do imóvel), da mobília ou da mudança, acaba por ser esquecida e provoca problemas posteriores que prejudicam ou eliminam a imensa alegria que adveio da concretização do sonho de perder o seu própria casa.
A principal preocupação, que os compradores acabam levando mais a sério, diz respeito ao valor das parcelas, e, muitas vezes, sem levar em conta a taxa de juros, sendo o financiamento feito em tantas parcelas quanto possível, o que significa que, em alguns casos, o imóvel custa o dobro.
Levar em consideração as questões acima pode reduzir significativamente o risco de dores de cabeça após a compra de qualquer imóvel, mas elas não são as únicas a serem observadas.
Como conseguir crédito para comprar um imóvel Como os imóveis tendem a custar mais do que a maioria dos empréstimos pessoais costuma oferecer, é natural que bancos e correspondentes bancários peçam mais garantias aos interessados em obter financiamento imobiliário.
Dependendo do perfil do cliente, as taxas de juros podem ser maiores ou menores, gerando mais ou menos compras por parte dos interessados.
Às vezes é melhor tentar melhorar seu perfil antes de buscar financiamento.
Querer aumentar seu Score Poder comprovar residência em nome próprio Ter telefone residencial Oferecer contatos de referência fixa com o banco Ter histórico de crédito limpo e comprovante de renda registrado há mais de dois anos alguns dos critérios que Podem ajudar na hora de se trata de aprovação de empréstimo.
É claro que também é necessário que a renda do interessado cubra o valor das parcelas pretendidas, não ultrapassando o limite de 30% da renda, ou seja: um candidato a financiamento que recebe R$ 2.000 por mês, não pode comprometer mais de R$ 600 em parcela salarial.
Fornecer uma entrada de pelo menos 30% do valor do imóvel também pode ajudar a ter sua solicitação de crédito aprovada, pois o banco entende que você não tem planos de deixar de pagar o financiamento, pois já pagou parte da taxa do imóvel.
Comprar imóvel à vista também exige cuidados Há menos de 15 dias, outro evento de fraude relacionado à venda de imóvel foi relatado ao G1 no Paraná.
Uma família comprou um imóvel em Jandaia do Sul e descobriu que havia sido enganada ao parar em um caminhão de mudança.
Os compradores já haviam feito três depósitos após falarem com quem acreditavam ser o proprietário.
As vítimas ainda disseram que tinham contrato de compra e venda com firma reconhecida e que o negócio foi assinado por dois homens.
O problema é que os golpistas não são os donos da casa e os verdadeiros proprietários não receberam o valor.
Nesse caso, foi registrado boletim de ocorrência e instaurado inquérito, mas os fraudadores não foram presos, pois não estavam mais presos pelo crime.
Embora muitas pessoas não saibam como funciona uma prisão, ela pode ser ordenada por qualquer pessoa, desde que o ato criminoso seja detectado no momento em que é cometido.
No caso de crime cometido por fraudadores que venderam bens que não lhes pertenciam, o ato só seria descoberto se fosse preso mandado durante a negociação, enquanto o contrato fosse assinado em cartório ou após a conclusão da transação .
Como isso não aconteceu no caso do Paraná (e não acontece na maioria), foi aberta uma investigação e a situação pode nunca ser resolvida.
Para evitar ser vítima de um golpe como esse, é fundamental que o interessado em adquirir localmente um cheque dos verdadeiros proprietários do imóvel, compareça ao cartório e à prefeitura para verificar a autenticidade dos documentos fornecidos pelo vendedor e em nenhuma circunstância efetue qualquer pagamento antes de ter acesso a todas essas informações.
Ressalta-se que mesmo que os vendedores estejam corretamente nomeados no contrato e no documento do vendedor, existe a possibilidade de fraude, pois os documentos do vendedor podem ser falsificados, por isso é imprescindível realizar verificações nos limites da lei. e realizar todo o processo de aquisição, preferencialmente sob orientação de um corretor com CRECI válido.