Dicas para comprar sua casa com sucesso

Developer 1413
Dicas para comprar sua casa com sucesso Foto: Pixabay Comprar uma casa ou apartamento é o sonho de grande parte dos brasileiros que alugam, mas a emoção de realizar esse sonho pode ser um fator de risco e acabar gerando sérios problemas, que vão desde gastos imprevistos até a possibilidade de finalmente cair em um golpe e grandes danos materiais e emocionais.

Para evitar decepções durante e após o processo de compra, a principal dica é acertar no planejamento, independentemente de você estar comprando um imóvel pronto ou um flat ou casa fora da planta.

Abaixo, um pouco mais sobre como evitar situações complicadas na hora de comprar um imóvel:

Despesas envolvidas na compra de um imóvel Embora muitas pessoas não considerem isso, existem diferentes tipos de despesas envolvidas na compra de um imóvel.

Alguns dos mais importantes são:

        Impostos e taxas envolvidos na compra e posteriormente, como certidões negativas e registro do contrato no cartório de registro de imóveis, Imposto de Transmissão de Imóveis (ITBI), e despesas com aprovação e elaboração do contrato de financiamento imobiliário;         Possíveis dívidas vencidas e não pagas de condomínio, IPTU, consumo ou taxas de água, energia e gás;         Despesas com mudança ou compra de móveis para a casa;         Valores das parcelas do financiamento imobiliário (caso a compra não seja à vista); e         Reformas necessárias ou esperadas no curto e médio prazo. Em geral, a questão dos impostos (que podem custar cerca de 5% do valor do imóvel), da mobília ou da mudança, acaba sendo relegada a segundo plano e causando problemas posteriores que amortecem a alegria causada pela realização do sonho de possuir, prejudicam ou reduzir significativamente. sua própria casa

A principal preocupação, que acaba por ser levada mais a sério pelos compradores, está relacionada com o valor das prestações, e muitas vezes a taxa de juro nem é tida em conta, sendo possível o financiamento em tantas prestações, o que significa que, em vários Em em alguns casos o imóvel acaba custando o dobro.

Considerar as questões acima pode reduzir bastante o risco de dores de cabeça após a compra de qualquer imóvel, mas não são as únicas que merecem atenção.

Como conseguir crédito para comprar imóvel Como os imóveis geralmente custam valores muito mais elevados do que a maioria dos empréstimos pessoais costuma oferecer, é natural que bancos e correspondentes bancários solicitem muito mais garantias aos interessados ​​em contratar financiamento imobiliário.

Dependendo do perfil do cliente, as taxas de juros podem ser maiores ou menores, tornando a compra mais ou menos viável para o interessado.

Às vezes vale a pena melhorar o seu perfil antes de tentar obter financiamento.

Aumentar o score, comprovar residência em nome próprio, ter linha telefônica no país de origem, disponibilizar ao banco contatos fixos de referência, ter histórico de crédito limpo e comprovante de renda registrado há mais de dois anos são algumas das critérios que podem ajudá-los na aprovação de crédito.

É claro que também é necessário que a renda do interessado cubra o valor das parcelas pretendidas, sem ultrapassar o limite de 30% da renda, ou seja: o candidato ao financiamento que recebe R$ 2.000 por mês não poderá comprometer . mais de R$ 600 do seu salário parcelado.

Oferecer uma entrada de pelo menos 30% do valor do imóvel também ajuda muito a ter sua solicitação de crédito aprovada, afinal o banco entende que você não tem planos de deixar de pagar o financiamento, pois já está pagando parte dele para a propriedade.

Comprar um imóvel à vista também exige cuidados. Há menos de 15 dias, foi noticiado outro evento fraudulento relacionado à venda de imóveis no G1 no Paraná.

Uma família comprou um imóvel em Jandaia do Sul e só descobriu que havia sido enganada ao chegar ao local com o caminhão de mudança.

Os compradores já fizeram três depósitos após negociação com quem acreditam ser os proprietários.

As vítimas afirmaram ainda que tinham contrato de venda com firma reconhecida e que a transação foi assinada com dois homens.

O problema é que os golpistas não eram os donos da casa e os verdadeiros donos não recebiam nenhum valor.

Neste caso, foi registrado boletim de ocorrência e instaurado inquérito, mas os fraudadores não foram presos, até porque não foi mais possível prendê-los em flagrante.

Embora muitas pessoas não saibam como funciona a prisão em flagrante, ela pode ser ordenada por qualquer pessoa, desde que o ato criminoso seja detectado no momento em que ocorre.

No caso do crime cometido por fraudadores que venderam bem sem possuí-lo, o ato só poderia ser detectado se houvesse mandado de prisão durante a negociação, durante a assinatura do contrato no cartório ou imediatamente após o fechamento do processo. transação.

Como isso não ocorreu no caso do Paraná (e não ocorre na grande maioria), é aberta uma investigação e a situação pode nunca ser resolvida.

Para evitar ser vítima de um golpe como esse, é de extrema importância que qualquer interessado em adquirir cheques, no bairro, que sejam os verdadeiros donos da casa, vá ao cartório e à prefeitura para verificar a autenticidade dos documentos. . demonstrado pelo vendedor e em nenhuma hipótese efetuará qualquer pagamento até que todas essas informações tenham sido acessadas.

Vale lembrar que mesmo que os nomes dos vendedores apareçam corretamente no contrato e no documento do vendedor, ainda existe a possibilidade de fraude, pois os documentos do vendedor podem ser falsos, daí a importância de realizar verificações até o limite do lei e realizar todo o processo de compra, preferencialmente com orientação de corretor com CRECI válido.