Em meio a todo esse processo de crescimento, principalmente no Brasil, o esporte encontrou seu espaço no campo profissional, e isso aconteceu tardiamente. A carreira dos jogadores profissionais é considerada um setor extremamente promissor e que oferece inúmeras oportunidades.
A busca pela profissionalização do setor já é uma realidade no Brasil e no mundo. E do ponto de vista tudo indica que a tendência só vai aumentar.
Você provavelmente conhece alguém apaixonado por games, mas de onde vêm esses animais? Qual nacionalidade é mais comum nas categorias?
Segundo matéria da Betway, site de apostas em eSports, é possível conhecer um pouco mais sobre esses caras que se destacaram como jogadores profissionais. Afinal, a maioria dos atletas profissionais tem nome e nacionalidade.
Os brasileiros que se destacaram no top 3 do Brasil, assim como alguns outros países, tiveram lugar de destaque no eSport, embora o crescimento do setor tenha ocorrido tardiamente no país. A trajetória dos profissionais de jogos eletrônicos pode ser conferida na pesquisa da Betway.
A carreira dos jogadores profissionais ainda é considerada uma das mais promissoras e a tendência para os próximos anos é de crescimento. Porque o Brasil ocupa uma boa posição no ranking dos destaques mais importantes.
O setor que movimenta milhões todos os anos já virou moda entre jovens, adultos e crianças. E o que antes era considerado um hobby virou uma oportunidade profissional.
Mas quem foram os profissionais brasileiros de destaque nessas categorias? Celebridades como ART, FER, TACO, KSCERTO, Olga, fnx, Boltz, AMD e FalleN são consideradas nomes fortes na categoria.
O fato é que o país revelou muitos talentos nos últimos tempos e alguns deles ganharam destaque nas competições. FalleN não apenas ocupa esta posição, mas também é considerado um forte defensor de outros jogadores profissionais.
Essas feras estão entre os jogadores mais cotados do momento e são grandes ajudantes para levar o Brasil ao pódio da categoria. Os dados mostram que essa representatividade de profissionais mundiais entre os players do país tende a crescer nos próximos anos.
(Foto: Pixabay) Veja a exibição de 4 modos de jogo por país. O clássico Counter-Strike: Global Offensive teve uma grande contribuição na trajetória gamer no país, o mesmo aconteceu na carreira dos jogadores profissionais já que os eSports inicialmente nem existiam considerados como modalidade esportiva no Brasil.
A Suécia ocupa o topo da categoria, o país possui o maior número de jogadores profissionais do mundo, com uma representação total de 328 atletas. No total são 2.940 profissionais que ganham a vida plantando ou afofando C4 e neste cenário os suecos estão em destaque desde 2013 com DreamHack Winter.
Você correria o risco de dizer quem está em segundo lugar? EUA vou te responder, EliGE, Stewie 2K e nitr0, esses são alguns nomes entre os 212 jogadores profissionais, Stewie 2K já jogou ao lado de brasileiros.
O Brasil ficou com o bronze, com diferença de 16 jogadores profissionais. Mas a expectativa de crescimento do setor dá esperança de que esse cenário possa ser revertido muito em breve.
DotA2 tem um total de 1.517 jogadores profissionais e é predominantemente chinês com 226 profissionais, lançado oficialmente em 2013. Em segundo lugar na modalidade está a Rússia, com 175 profissionais.
Rapidamente seguido pelos EUA com 121 representantes na categoria, o Brasil tem apenas 56 jogadores profissionais competitivos nesta tabela e ocupa a oitava posição.
O LoL tradicional aparece com 2.597 jogadores profissionais ao redor do mundo, com maior representatividade na Europa. A China volta a liderar o ranking, deixando a Coreia para trás com 32 jogadores.
Com 1.846 jogadores profissionais, VALORANT conta com representantes dos EUA, Brasil e Turquia. Com 278 EUA, 130 Brasil e 95 Türkiye representando a categoria.
Assim podemos concluir quanto potencial ainda há a ser explorado no setor. Porque ainda demonstra grandes expectativas no crescimento do eSport e, consequentemente, na carreira dos jogadores profissionais.
E você já descobriu a nacionalidade do seu jogador profissional favorito?