O Cruzeiro caminha para uma nova fase, mas ainda precisa manter a calma

Developer 755
O Cruzeiro caminha para uma nova fase, mas ainda precisa manter a calma Fonte: Wikimedia Commons A notícia de que o Cruzeiro se tornou uma Federação de Futebol (SAF) e sua posterior aquisição será uma boa notícia por si só. Quando se soube que Ronaldo Fenômeno, dispensado pelo clube, era o comprador, a manchete cresceu ainda mais.

Os fatos inundaram a mídia, as redes sociais e as plataformas de campanha com informações e opiniões sobre o setor.

Confira mais novidades dos apostasgolos aqui e dê sua opinião sobre o futuro do Cruzeiro.

Ronaldo está no ramo há anos e comprar clubes não é novidade. O ex-atacante assinou pelo Valladolid em 2018 e os resultados não foram nada impressionantes. Mas aqueles que procuram comparar um grupo com outro não levam em conta as diferentes circunstâncias e factores.

O Valladolid é um clube pequeno de Espanha, num campeonato dominado por duas equipas (Barcelona e Real Madrid) que ganham várias vezes mais dinheiro que os clubes da segunda divisão do futebol nacional e o cada vez mais poderoso Atlético de Madrid. O clube tem apenas um título oficial, a Taça da Liga que desapareceu na década de 80.

O Cruzeiro, apesar do atual estado de degradação, é bicampeão da Libertadores, tetracampeão brasileiro, maior vencedor da Copa do Brasil (sexto) e tem um histórico de craques revelados que passaram pelo clube. . A recuperação será difícil, mas com uma base de torcedores e cultura tão grande, a tarefa será mais fácil do que em um clube típico da Espanha.

O início da recuperação Os primeiros passos de Ronaldo pelo Cruzeiro são claros: continuar a preparação para 2022 e quitar dívidas.  Um dos problemas mais recentes do clube tem sido as proibições de transferência da FIFA (chamadas transferbans), que muitas vezes são impostas por não pagar outro clube pelas transferências.

A dívida que mais chama a atenção no momento é a transferência do zagueiro uruguaio De Arrascaeta, mas o presidente Sergio Rodrigues já anunciou que a contratação do meio-campista Rodriguinho do time egípcio do Pyramids também não foi paga na época. O valor dos dois jogadores, que não jogam mais no clube, é de US$ 50 milhões.

Independentemente da força económica de Ronaldo e dos seus potenciais parceiros, não é realista esperar que todas as dívidas sejam saldadas e que a equipa seja reconstruída rapidamente, especialmente num ano de Série B em que as receitas são baixas. O fato de ser o terceiro ano na segunda divisão também pode acalmar um pouco os nervos dos torcedores, principalmente se o time não começar bem o torneio.

Mas o maior desafio em 2022 seria não voltar a subir. 2021 já foi um ano agridoce, pois eram os 100 anos do clube e dentro de campo o time viu o Atlético-MG vencer o Mineiro, o Campeonato Brasileiro (depois de 50 anos) e a Copa do Brasil enquanto o Cruzeiro fazia uma péssima campanha no clube segundo .

O plano iniciado por Alexandre Mattos, de regressar ao clube, parece já ter sido posto de lado porque o dirigente não irá continuar, uma das primeiras decisões de Ronaldo. Vanderlei Luxemburgo também não parece ser candidato a treinador, embora ainda esteja no cargo. Fernando Diniz é um dos nomes citados.

Com o Campeonato Estadual batendo à porta, a expectativa é que o Cruzeiro avance com outros jogadores; Muitos nomes já chegaram, como o zagueiro Maicon, o zagueiro Pará e o meio-campista Pedro Castro. Depois de ficar apenas cinco pontos acima do rebaixamento para a Série C, os torcedores do Cruzeiro esperaram mais para comemorar e voltar às arquibancadas. Prefiro dizer que o Atlético-MG tem um elenco repleto de estrelas e com troféus impressionantes.

A recuperação financeira do Cruzeiro já está garantida após anos sombrios de atrasos salariais, ações judiciais e apenas más notícias sobre antigas contratações e recursos. Dentro de campo, os ajustes esportivos podem demorar um pouco mais. O primeiro objetivo será passar para a Série A o mais rápido possível em 2022.