Na verdade, o Brasil parece estar indo bem com a organização geral da Copa do Mundo no Catar, ainda sendo favorito entre casas de apostas como Sportsbet.io. No entanto, será útil compreender porque é que o Qatar sempre quis estar na “boca do mundo”, ainda que para isso tenha sido acusado de diversos crimes de corrupção e até de direitos humanos e dos trabalhadores. Será esta a melhor estratégia para colocar um país relativamente pequeno no “mapa”?
O Qatar quer diversificar as suas fontes de rendimento investindo no turismo. Sendo um dos países mais ricos do mundo, justificado pelo Golfo Pérsico – a maior fonte de petróleo do mundo -, a verdade é que o Reino do Qatar parece querer, o mais rapidamente possível, diversificar as suas fontes de rendimento de o estado. Numa altura em que a maior parte do orçamento se deve à venda de combustíveis fósseis, a ideia de organizar uma Copa do Mundo contribuiria realmente, pelo menos por alguns meses, para tornar o Catar o país mais comentado do mundo. mundo. ao mesmo tempo que atraiu vários milhões de turistas.
Hoje, depois de semanas de organização, esse realmente parece ter sido o seu objetivo, e ele o alcançou com maestria. Embora Doha seja uma cidade nova e os estádios sejam novos, assim como a infra-estrutura e até o metro, o turismo do Qatar nunca acolheu tantas pessoas ao mesmo tempo, embora, com milhares de empresas de comunicação social globais, as suas principais atracções turísticas sejam agora conhecidos em todo o mundo e funcionam como um cartão de visita que provavelmente só os Jogos Olímpicos poderiam oferecer.
O Brasil demonstrou sucesso no turismo, após investir em eventos esportivos? Na verdade, na última década, o Brasil teve o privilégio de sediar os Jogos Olímpicos e uma Copa do Mundo. Mesmo com resultados desportivos longe das expectativas, a verdade é que o turismo no Brasil continuou a aumentar desde este período de 2014 e 2016. A região mineira é prova disso, mostrando claramente que, para os países mais ricos, mesmo pedindo um grande orçamento , não deveria haver melhor maneira de atrair milhões de pessoas e a atenção do “mundo” do que através destes megaeventos desportivos.
Arábia Saudita será uma das favoritas para o Mundial de 2030 Por razões turísticas e muito semelhantes às do seu vizinho Qatar, a realidade é que muitos rumores já garantem que a Arábia Saudita apresentará um dos candidatos mais fortes para disputar o Mundial. Xícara. seguindo o dos Estados Unidos. Tal como aconteceu com o Qatar, em caso de vitória seria de esperar um enorme sucesso turístico, bem como uma oportunidade de mostrar a sua cultura e as suas maiores cidades a pessoas que de outra forma dificilmente demonstrariam interesse em visitar o seu país.
Contra todas as probabilidades, a Arábia Saudita espera agora ter um avançado de renome internacional para tornar a sua candidatura ao Campeonato do Mundo mais realista e emocionante. Enquanto Cristiano Ronaldo se prepara para assumir o desafio de terminar a carreira no país campeão saudita, a verdade é que estes novos tempos colocam o desporto, com particular destaque para o futebol, como a principal atração que tem despertado um enorme interesse em visitar o seu país. . país.