Clubes ajudam a promover hábitos de leitura

Developer 1202
Clubes ajudam a promover hábitos de leitura Foto: Pexels Pixabay No Brasil, ler nunca foi um hábito para a maioria das pessoas. Seja por falta de investimento na educação ou mesmo na história da família, os livros passaram a ser mais associados aos intelectuais. Depois da popularidade dos celulares, incentivar a leitura ficou mais difícil, já que o aparelho chama bem a atenção mesmo quando os usuários nem percebem.

Algumas pessoas podem passar horas com o dispositivo em mãos, comunicando-se online, assistindo vídeos ou realizando outras atividades. No final do dia, eles sentem que o tempo passou e não conseguiram pegar um único livro.

No entanto, existe uma tendência crescente que poderá alterar esta realidade. São clubes de leitura onde são compartilhadas ideias sobre livros e podem participar leitores de todas as idades. Os clubes de leitura existem há anos e é possível encontrar referências a eles também nos clássicos. A diferença é que agora os grupos podem se reunir em um ambiente virtual com diversas opções.

Por que você deve ingressar em um clube de leitura Ao contrário da Internet, onde as pessoas compartilham mensagens, fotos, vídeos e memes, a leitura é uma forma mais solitária. Você precisa se concentrar para ler um livro, seja ele físico ou digital, e passar tempo sem se comunicar com outras pessoas ao seu redor.

Para quem está acostumado, não é problema, na verdade, é um dos benefícios da leitura. Porém, quem nunca manteve esse hábito pode ter dificuldade para se concentrar e principalmente não ter com quem compartilhar os pensamentos que vê no trabalho.

Os clubes do livro resolveram esse problema. Os leitores da mesma história podem se reunir para ouvir outras tomadas, discutir teorias, discutir personagens de que gostaram e não gostaram, e assim por diante. Ou seja, é uma forma de tornar a leitura mais dinâmica e interessante.

Além disso, essa interação pode gerar amizades, o que aumenta o círculo social dos participantes. Tanto que foi por isso que os grupos se expandiram, pois muitos queriam socializar mas foram restringidos por medidas sanitárias.

Aderir a um clube de leitura Em primeiro lugar, é importante dizer que existem diferentes tipos de clubes de leitura. Alguns grupos são pagos, enquanto outros são gratuitos. Existem também aqueles que se especializam em literatura, como livros de terror, e outros mais gerais. A divisão também se dá entre grupos presenciais, que costumam se reunir em bibliotecas ou instituições de ensino, e grupos digitais, que permitem a presença de pessoas de diversas partes do país.

Para quem gosta de encontros virtuais, é interessante procurar um clube baseado no gênero que deseja ler. Porém, se a ideia é conhecer pessoas pessoalmente, então a pesquisa deve ser feita através da leitura dos grupos de discussão de uma determinada cidade.

Em geral, os leitores não precisam gastar dinheiro com obras. Além de existirem muitos livros nas bibliotecas, também existem versões digitais que podem ser baixadas ou adquiridas por um valor inferior ao das obras físicas. Se a opção for ler no Kindle, é possível pegar o arquivo até mesmo em um editor de texto e depois alterar o formato, ou seja, de Word para PDF. A conversão ocorre em poucos minutos e é gratuita.

Confira os principais clubes de leitura para quem quer participar online ou está em São Paulo:

A irmandade da lagartixa: é uma conversa sobre literatura, cinema e arte. A cada mês o grupo escolhe um livro para ler e um filme para assistir. Depois, num determinado dia, os participantes discutem online as suas opiniões sobre trabalhos que normalmente têm alguns pontos em comum. Clube da Blooks: é um encontro individual realizado na Livraria Shopping Frei Caneca, na primeira segunda-feira de cada mês. A discussão é mais voltada para livros de ficção científica, então quem gosta do assunto e está na capital paulista pode aproveitar. O livro a ser discutido é selecionado ao final de cada evento, e você também pode conhecê-lo nas redes sociais da livraria. Clube Biblioteca Mário de Andrade: Maior biblioteca de São Paulo e segunda maior do país, a Mário de Andrade é mais uma oportunidade para quem quer mergulhar no mundo dos livros e fazer amigos. Existem vários clubes do livro, incluindo grupos dedicados a obras escritas por mulheres, poesia e muito mais. Além de incentivar a leitura, os clubes de discussão literária podem ser uma oportunidade para fazer amigos, aprender mais e obter novas perspectivas sobre diversos temas. Mesmo quem ainda não conhece os livros pode acompanhar a discussão e obter muitos benefícios.