Nos últimos anos, a indústria de jogos cresceu exponencialmente. Em 2020, por exemplo, o sector registou um crescimento de 20% nas receitas, atingindo quase 170 mil milhões de dólares em receitas globais.
No Brasil, o mesmo não acontece. O jogo online atingiu até os mais céticos, principalmente quando combinado com outro favorito nacional: o futebol. Os jogos atraíram milhares de entusiastas, que correram para os casinos online para fazerem as suas previsões sobre jogos locais e internacionais.
E para quem ama tanto esse mundo que não planeja fazer mais nada, os games oferecem diversas oportunidades de carreira, seja criando jogos ou até mesmo se tornando um gamer profissional.
E engana-se quem diz que os empregos relacionados a jogos estão limitados ao resto do mundo: o Brasil tem um cenário de jogos muito ativo e cheio de potencial.
Habilidades em um projeto teatral: desenvolvimento 1. O Game Designer Este profissional é responsável pela criação dos gráficos, criação dos adereços e cenas. Para essa função, pessoas criativas que gostam de analisar os detalhes dos jogos são as mais adequadas.
2. Animador O animador é o profissional que dará vida aos personagens e personagens criados pelo artista. Isso criará o impulso e a energia que os jogos precisam.
3. Programadores e performers Toda a jogabilidade e tudo o que o jogo virtual envolve funciona apenas de uma maneira: através da programação. O código gerado pelas linguagens de programação deve ser lido pelo computador ou consoles para rodar este jogo.
O desenvolvedor é responsável pela equipe de desenvolvimento do projeto, supervisionando a codificação necessária para os componentes e comportamento do jogo. Além disso, há o desenvolvedor mobile, que focará seu trabalho em jogos mobile.
Todas as atividades relacionadas a jogos para dispositivos móveis estão em alta, graças ao crescente sucesso dos jogos para smartphones, além do investimento das fábricas para levar os jogos diretamente aos gamers.
Competências numa produção teatral: cultura e marketing 1. Roteirista A maioria das pessoas não percebe que toda peça tem um roteiro, assim como um filme: há diálogos e sequências, evoluções, diferentes escolhas de ideias e resultados.
Por trás dos personagens, falas e ideias está um roteirista que traz suas habilidades para o mundo do teatro.
Embora essa área ainda seja pouco estudada na indústria teatral, investir em roteiros criativos poderá trazer ainda mais benefícios às produções brasileiras.
2. Tradutores e dubladores Diversos games perceberam o potencial do mercado brasileiro, trazendo seus jogos para o nosso público. Para atingir um público mais amplo, a desenvolvedora investe na tradução e, em muitos casos, na dublagem dos jogos.
Esses sites são responsáveis por traduzir todos os menus, manuais e regras do jogo, bem como os diálogos do jogador e avisos importantes para o jogador.
3. Marketing Estes sites serão responsáveis pela divulgação dos jogos. O distribuidor contrata a empresa de desenvolvimento de jogos para atrair mais tráfego para sua plataforma.
Como as competições são disputadas online e muitas vezes offline, a internet é o principal fator de escolha das empresas. Algumas grandes empresas usam outros métodos para promover jogos, mas a maioria realiza seus eventos na internet, patrocinando influenciadores que transmitem jogos, incorporando vídeos em outros jogos e algumas ações.
4. Blogueiro/criador de games Dado o sucesso dos jogos virtuais, é natural que existam temas a serem debatidos, lançamentos a serem anunciados e outros assuntos no mundo dos games. Com isso, há muita TV, revistas, blogs e YouTube que destacam o mundo do entretenimento.
Existem jornalistas especializados em esportes, escrevendo artigos para grandes portais, além de milhares de criadores de conteúdo na internet que cobrem esse tema.
Competência na profissão teatral: o teatro como profissão! Para o mundo dos jogos, os empregos mais desejados são aqueles em que você é um jogador profissional ou transmite jogos ao vivo.
Este último trabalho não é considerado um trabalho, mas muitos streamers são pagos pelas empresas de jogos para transmitir ao vivo como será um jogo daquele jogo, além de compartilhar dicas, dar opiniões, etc.
Atletas profissionais participam de torneios e competições, além de receberem diversos patrocínios corporativos. É um nicho difícil de entrar, mas sua popularidade está crescendo.
Quer saber mais sobre como trabalhar no mundo dos games? Qual você quer jogar?