O Desenvolvimento da Mineração de Ouro em Minas Gerais: Da Idade de Ouro aos Presentes

Developer 796
O Desenvolvimento da Mineração de Ouro em Minas Gerais: Da Idade de Ouro aos Presentes (Foto: Daniela Nunes) O estado de Minas Gerais enfrenta um problema de mineração de ouro de longo prazo. Já no período colonial, o metal era um dos desejos mais importantes das cidades e da coroa portuguesa da época. Hoje, a coroa se foi, mas a busca por ouro continua em alta.

Apesar de sua inegável importância para o estado de Minas Gerais, não só o ouro, mas a mineração em geral causou grandes prejuízos às cidades mineiras. Ao mesmo tempo, a riqueza gerada pelos garimpeiros e outros garimpeiros influenciou o desenvolvimento das menores cidades do estado.

Nesse desenvolvimento que continuou após o ciclo do ouro, Minas Gerais não deveria abandonar a mineração ou negar sua importância para o estado. No entanto, devem ser retiradas lições dos problemas mais recentes, a fim de superar os desafios nas cidades e regiões mineiras.

Hoje preparamos esta matéria especial e comentamos o desenvolvimento da mineração de ouro em Minas Gerais, relembrando o ciclo do ouro e apresentando a modernidade da mineração nas cidades mineiras!

Qual é o ciclo do ouro? Hoje, o ouro é um ativo de reserva e serve como alternativa durante crises e conflitos geopolíticos. Porém, nem sempre foi assim. Durante o período colonial, o ouro foi usado como moeda para troca direta entre as nações. Então quem tinha mais ouro era mais rico.

Durante praticamente todo o século XVIII, o Brasil colonial foi o maior produtor de ouro da coroa portuguesa. Além disso, Minas Gerais desempenhou papel decisivo na produção nesse período, o que levou ao rápido desenvolvimento da infraestrutura nos estados brasileiros.

Liderados por Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso também foram regiões com forte produção de ouro. Por isso, segundo historiadores, o Brasil produzia 50% da produção mundial naquela época. A produção foi tão grande que os portugueses começaram a se deslocar para a então colônia em busca de fortuna relacionada ao mercado de ouro.

Quanto tempo durou o ciclo dourado no Brasil? A corrida do ouro no Brasil durou todo o século XVIII e terminou quando as jazidas de mineração se esgotaram. Quando a produção em Minas Gerais diminuiu, os trabalhadores foram embora. Tanto que a mineração perdeu espaço para a pecuária e a agricultura, levando a um futuro de política Café com Leite com alternância de oligarquias em São Paulo e Minas Gerais.

A mineração de ouro em Minas Gerais hoje A mineração de ouro em Minas Gerais continua forte. O estado é o principal produtor do metal em todo o Brasil, superando até mesmo a produção da floresta amazônica. Contudo, a produção não é uma situação vantajosa para o estado.

Isso porque, apesar dos altos índices de mineração de ouro, Minas Gerais é a região com menor transparência quanto à origem do metal. Segundo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), das 48,7 toneladas de ouro não classificado extraídas no país, 88% são provenientes do estado de Minas Gerais. Por se tratar de garimpo ilegal, os riscos ambientais aumentam e não há renda para as cidades.

A falta de medidas governamentais mais rigorosas para combater a mineração ilegal significa que pouco mudou desde a corrida do ouro do século XVIII. É por isso que novas soluções não parecem ser utilizadas mesmo com alta tecnologia na mineração.

Bons exemplos de modernidade na mineração de ouro O ouro ainda é uma das commodities mais importantes do mundo. Por isso, enquanto o estado de Minas Gerais e o próprio Brasil são surpreendentes em termos de melhores práticas, outros países mostram expertise em inovação e avanço da indústria de mineração de ouro.

Os melhores exemplos são:

Certificações internacionais: criação de selos de desenvolvimento sustentável relacionados à mineração de metais; Política de arborização: após o término da jazida, terá início a arborização da área alvo da mineração; Redução da pegada de carbono: utilização de iniciativas de redução da pegada de carbono, priorizando energias renováveis; Uso de tecnologia: implementação de funções de automação na mineração de ouro para reduzir riscos de contaminação dos trabalhadores. Conclusão – A mineração de ouro em Minas Gerais se tornará mais competitiva? A mineração de ouro em Minas Gerais está atrasada devido à mineração ilegal. Enquanto este mal continuar no estado, nenhum progresso concreto poderá ser feito no campo e nenhum efeito positivo poderá ser encontrado nas cidades e no próprio estado.

Como solução, é importante impedir a entrada de mineradores e incentivar as empresas a minerarem legalmente. Para conseguir isso, o governo deve criar uma política pública que convença as empresas de mineração ilegais a cumprir a lei!