Podem conter apenas pequenos objetos ou incluir cidades inteiras, cheias de belezas históricas e muitos mistérios. Existem vários destinos que exalam esse tipo de atmosfera, inclusive o Brasil.
Um sítio arqueológico é um local onde são encontradas evidências da presença humana de períodos pré-históricos ou passados. Por exemplo, pinturas rupestres, obras arquitetónicas, artefactos ou túmulos encontrados em todo o mundo que tenham um significado muito importante para uma determinada civilização ou para esse período histórico.
É por esta importância histórica e beleza que os destinos com sítios arqueológicos atraem milhões de turistas. Selecionamos alguns destinos perfeitos para os amantes da arqueologia. Olhar!
Destinos com sítios arqueológicos que valem a pena visitar Egito É impossível falar em sítios arqueológicos sem mencionar este destino. As viagens ao Egito geralmente são feitas por pessoas que têm como objetivo conhecer os sítios arqueológicos e as construções históricas tão importantes para a história do mundo como um todo.
O destino principal são as Pirâmides de Gizé, os únicos edifícios intactos que estão entre as Sete Maravilhas do Mundo Antigo. No mesmo complexo está localizada a Esfinge, outro edifício muito visitado e importante na história egípcia.
Mas espalhados por todo o Egito existem sítios arqueológicos, edifícios, templos e outros destinos que valem a pena visitar, como o Templo de Luxor, os túmulos dos faraós espalhados pelo país, os templos de Karnak e Abu Simbel, e muitos outros locais.
Machu Picchu, Peru Outro destino que deve ser mencionado quando se trata de sítios arqueológicos, pois este é talvez o mais importante do mundo, sendo um dos destinos turísticos mais famosos da América Latina.
Hoje, o sítio arqueológico de Machu Picchu é patrimônio cultural e natural da humanidade, além de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Machu Picchu, no alto dos Andes, remonta ao século XV e é o símbolo do Império Inca.
Durante as visitas guiadas é possível conhecer as trilhas incas pelas montanhas, além das importantes e impressionantes construções arquitetônicas.
Roma, Itália O Monte Palatino, em Roma, foi habitado há cerca de 2.000 anos e abrigou famílias reais. Possui uma série de sítios arqueológicos que reúnem ruínas dos palácios imperiais da casa real romana e do Fórum Romano, sítio imortalizado pelo assassinato do imperador Júlio César.
Além da montanha, o Coliseu é um dos destinos mais visitados de Roma, com sua estrutura original ainda praticamente preservada, repleta de entradas e passagens secretas. Era o lugar onde os gladiadores lutavam.
Por enquanto, porém, as visitas a locais europeus por parte de turistas brasileiros devem ser deixadas para planos futuros. Segundo o portal FDR, vários países do continente só aceitarão turistas que tenham sido vacinados com duas doses de determinadas vacinas contra a COVID-19.
Brasil Sim, nosso país possui diversos destinos com sítios arqueológicos, ideais para quem quer viajar e conhecer lugares históricos, sem precisar investir muito ou ter pouco tempo disponível para a viagem.
Além dos locais históricos, o Brasil chama a atenção pelas suas paisagens naturais, com uma incrível diversidade de fauna e flora. Os moradores costumam combinar pinturas rupestres e artefatos históricos com trilhas, cachoeiras e outras belezas naturais.
Entre os destinos brasileiros para os entusiastas da arqueologia, destaca-se o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, local com o maior número de sítios arqueológicos de todas as Américas, com mais de sete mil sítios.
Grécia Com mais de uma centena de sítios arqueológicos, a Grécia é reconhecida como um verdadeiro museu ao ar livre. As ruínas contam a história de mais de cinco mil anos, com teatros, templos e muitas outras atrações.
Entre as opções por lá, Olímpia está entre as referências, já que foi o local de origem dos Jogos Olímpicos. Os edifícios são lindos e incluem o Templo de Zeus e o Estádio Olympia.
Além deste destino, Delfos abriga diversas construções e antiguidades gregas, como o sítio arqueológico de Delfos, reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Visitar o país significa mergulhar na sua história e descobrir lugares fascinantes, bem como descobrir muitos sítios arqueológicos, como o famoso de Epidauro.
E aí, inspirado para conhecer um ou mais dos destinos citados acima?