O novo engano é tão forte que a Federação Brasileira da Biodiversidade (Febraban) emitiu um alerta para evitar que mais pessoas sejam vítimas. Entenda o que é esse golpe e como se proteger!
leia mais
Não caia nesses golpes! 10 golpes online comuns para idosos Descubra o último golpe do “Pix Errado” – e aprenda como se proteger Veja o que fazer se você for vítima do “novo número falso” do WhatsApp O que é o novo engano fraudulento A investigação de fraude é uma. novos esquemas, em que suspeitos contactam clientes bancários, alegando que a localização do seu banco – ou mesmo do administrador – está sob investigação.
Para parecerem autênticos durante o golpe, os criminosos até enviam um boletim de ocorrência falso. Normalmente, o fraudador anuncia que um departamento bancário (ou regulador) está sendo investigado pela venda de dados de titulares de contas ou outra fraude em grande escala.
Os golpistas costumam ligar de um número desconhecido no seu smartphone. Mais tarde, a vítima foi informada de que, para proteger o seu dinheiro, precisava de transferir os fundos para os beneficiários que identificou, enquanto a investigação estava em curso. Acontece que essas pessoas famosas são elas mesmas os golpistas.
Contudo, a inovação dos criminosos já foi percebida pelas grandes instituições financeiras. Por exemplo, o Bradesco divulgou comunicado em 11 de novembro de 2024 sobre a fraude, informando seus clientes.
Como se proteger de pesquisas fraudulentas A Associação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre pesquisas fraudulentas e anuncia como se proteger desse tipo de pesquisa fraudulenta. Nas orientações, a Federação alerta que os bancos não poderão, em hipótese alguma, estabelecer relacionamento com clientes para esse fim nem solicitar transferências para outras contas.
O Bradesco alerta ainda que nem o banco nem as autoridades entrarão em contato conosco para solicitar informações pessoais, senhas, chaves de segurança, cadastro ou atualizações de sistema, ou para solicitar serviços financeiros.
Os criminosos exigem informações pessoais e de crédito enquanto fraudam clientes bancários. Portanto, o resultado final: se você acha que a origem da chamada é uma farsa, desligue! Novamente, caso você tenha alguma dúvida sobre tal relacionamento, entre em contato pelos canais oficiais da instituição financeira onde você está, mas não faça nenhuma transferência para terceiros, nenhuma instituição solicitará tal procedimento.
Embora seja comum que os empregadores entrem em contato com você para confirmar atividades suspeitas, os recrutadores geralmente não pedem dados pessoais, senhas, atualizações de sistema, chaves de segurança, moedas ou atividades. Portanto, tome cuidado para não revelar tais informações durante a reunião.