Um novo estudo publicado no Journal of Hydrology apresenta um modelo de aprendizado de máquina desenvolvido por pesquisadores da Concordia University para melhorar os protocolos de evacuação em enchentes.
Muhammad Almetwalli Ahmed, doutorando, e Samuel Lee, professor e presidente do Departamento de Engenharia Civil da universidade, estão usando inteligência artificial para prever com mais precisão os fluxos fluviais de curto prazo, dados críticos para evacuações.
Leia mais:
Rio atmosférico: o que é e o maior do mundo? Tempestade em formato de bebê registrada na África por satélite Crise climática: nova tecnologia usa IA para prever tempestades Estude o fluxo do rio em detalhes e preveja inundações mais eficazes - Imagem: Hidrologia Como funciona um modelo de aprendizagem Orientado por modelo. dados históricos de estações hidrométricas e novos parâmetros climáticos como precipitação, temperatura e umidade. Os pesquisadores se concentraram na medição da convecção, que mede a velocidade do movimento da água entre duas estações no rio Ottawa. A pesquisa utilizou décadas de dados coletados pelo Governo do Canadá e testou o modelo com dados de outras regiões dos Estados Unidos, como os rios Pond e Missouri. O modelo fornece uma estimativa precisa do escoamento diário e, em particular, ajuda a prever o fluxo em tempo real, até 24 horas de fluxo de água necessário para uma evacuação eficaz. O método, que utiliza nove previsores (sete climatológicos e dois históricos), é ajustado de acordo com o período de previsão. Com o tempo, este modelo estará operacional e aberto ao público, prevendo os níveis de água em tempo real, à semelhança da previsão meteorológica.
A ideia de Ahmad é que o governo use o modelo como ferramenta para planejar evacuações, otimizar a logística de transporte e salvar vidas e propriedades durante enchentes.
A pesquisa pode ajudar as autoridades a evacuar civis mais rapidamente - Imagem: humpheria/Shutterstock