Segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), o valor nutricional dos vegetais citados é comparável ou até superior ao dos vegetais mais famosos. Por exemplo, eles têm mais proteínas que espinafre.
O estudo reforça a importância do incentivo à produção de hortaliças. Os resultados foram comparados com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da USP e com dados do FoodData do Departamento de Agricultura dos EUA.
Ora-pro-nóbis, taioba e serralha são plantas rústicas encontradas em diversas áreas tropicais, pois se adaptam a diferentes tipos de solo, mas necessitam de muita luz. No Brasil são encontrados principalmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Alimentos foram comparados ao espinafre (Imagem: shutterstock/alicja neumiler) Entre as diversas Pancs ora-pro-nóbis, a taioba e a serralha foram escolhidas para serem pesquisadas devido à sua crescente popularidade. Apesar disso, muitas das plantas nativas do Brasil não fazem parte do grupo alimentar da população. Isto se deve em parte à falta de informações sobre sua composição nutricional.
Este estudo também confirma a expectativa de que os alimentos silvestres possam ter valor nutricional comparável ou até superior ao dos alimentos tradicionais. E reforça a importância de ampliar a diversidade da alimentação brasileira e incentivar sua produção e consumo para atender às demandas nutricionais.
Leia mais
Embora uma dieta com frutas e vegetais o ajude a dormir mais, o estudo diz que tenha cuidado ao fazer a mudança: a carne vegetal também traz riscos à saúde; O consumo desse alimento na idade certa pode prevenir doenças neurológicas Vegetais Ricos em Minerais (Imagem: Journal of Food Composition and Analysis) Alimentos Ricos em Nutrientes Não houve diferença significativa entre nutrientes minerais e concentrações de proteínas em plantas cruas e cozidas. Análises nutricionais da ora-pro-nóbis, da taioba e da serralha mostraram que os teores de minerais e proteínas dessas plantas são, na maioria das vezes, iguais ou superiores aos do espinafre. Entre as plantas analisadas, a Taioba se destacou, apresentando maiores concentrações de minerais que as plantas convencionais, incluindo altos teores de ferro, cobre, zinco, cálcio e fósforo. Embora a serralha tivesse níveis mais baixos de alguns nutrientes minerais (manganês, magnésio e potássio) do que as plantas convencionais, outros minerais (ferro, cobre, zinco, cálcio e fósforo) eram iguais ou significativamente mais elevados. O estudo foi publicado no Journal of Food Composition and Analysis