Segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), os vegetais citados acima têm valor nutricional comparável, ou até superior, aos mais famosos. Por exemplo, eles contêm mais proteínas que espinafre.
Estudo reforça a importância do incentivo à produção de hortaliças. O trabalho analisou plantas alimentícias não convencionais (Pancs) cultivadas em diferentes regiões de São Paulo e Minas Gerais, cruas e refogadas. Os resultados foram comparados com dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da USP e do FoodData do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
A ora-pro-nóbis, a taioba e a serralha são plantas resistentes, encontradas em diferentes regiões tropicais, pois se adaptam a diferentes tipos de solo, mas necessitam de muita luz. No Brasil são encontrados principalmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os alimentos foram comparados ao espinafre (Imagem: Shutterstock/alicja neumiler) Entre as diferentes Pancs, a ora-pro-nóbis, a taioba e a serralha foram escolhidas para realizar a pesquisa devido à sua crescente popularidade. Apesar disso, muitas plantas nativas brasileiras não fazem parte do grupo alimentar da população. Isto se deve em parte à falta de informações sobre sua composição nutricional.
O estudo também apoia a expectativa de que os alimentos silvestres possam ter valores nutricionais comparáveis, ou até superiores, aos dos alimentos tradicionais. E isso reforça a importância de incentivar sua produção e consumo para ampliar a diversidade da dieta brasileira e atender às demandas nutricionais.
Saber mais
Uma dieta rica em frutas e vegetais ajudará você a dormir mais, mostra um estudo. Tenha cuidado ao fazer essa mudança: a carne vegetal também traz riscos à saúde; entenda Consumir esse alimento na idade certa pode prevenir doenças neurológicas Legumes são ricos em minerais (Imagem: Journal of Food Composition and Analysis) Alimentos são ricos em nutrientes Não foi observada diferença significativa entre as concentrações de nutrientes minerais e proteínas em plantas cruas e cozidas . A análise nutricional da ora-pro-nóbis, da taioba e da serralha mostrou que os teores de minerais e proteínas dessas plantas são, na maioria das vezes, iguais ou superiores aos do espinafre. Dentre as plantas analisadas, destaca-se a Taioba, que apresenta maiores concentrações de minerais que as plantas convencionais, com altos teores de ferro, cobre, zinco, cálcio e fósforo. Embora a serralha tivesse níveis mais baixos de alguns nutrientes minerais (manganês, magnésio e potássio) em comparação com as plantas convencionais, outros minerais (ferro, cobre, zinco, cálcio e fósforo) eram iguais ou significativamente mais elevados. O estudo foi publicado no Journal of Food Composition and Analysis.