Esta enorme cratera guarda segredos da Era Verde.

Developer 1538
Esta enorme cratera guarda segredos da Era Verde. Durante décadas, os cientistas quiseram mergulhar em um buraco azul gigante localizado na Ilha Great Abaco, nas Bahamas. Chamado de Sawmill Sink, contém fósseis bem preservados que podem revelar como a Terra mudou desde a Idade do Gelo.

Após décadas de estudos remotos, os pesquisadores finalmente entraram no local em 2005. Desde então, milhares de ossos foram recuperados e começaram a passar por diversas análises. No entanto, uma tempestade interrompeu a viagem.

Furacão Dorian confunde cientistas Em setembro de 2019, o furacão Dorian passou pelas Bahamas e causou grande destruição. Dezenas de pessoas morreram naquele que foi um dos eventos mais fortes já registrados no Oceano Atlântico. O vento estava tão forte que não permitiu que os cientistas continuassem o seu trabalho. Além disso, ele destruiu um museu inaugurado um ano antes e destruiu os fósseis coletados na Sawmill Sink. Desde então, parte da infraestrutura da ilha foi reconstruída. No entanto, não há planos de reabrir o museu, nem de realizar um projeto que queira transformar a gruta num parque nacional. A informação é do ScienceAlert. Fósseis de pássaros encontrados em Sawmill Sunken (Imagem: Florida Museum) Leia mais

Teste de DNA revela segredos do bebê da Idade do Gelo Múmia de rinoceronte da Idade do Gelo encontrada intacta na Rússia Pesquisa revela possível causa da extinção de mamutes: Fósseis de fósseis revelam o passado da área Apesar da grande reação negativa, a ciência decide melhorar a compreensão da área. Estudos mostram que, há milhares de anos, a ilha era dez vezes maior e teria encolhido com o aumento do nível do mar após a última Era Glacial.

Os cientistas explicam que a Ilha Grande Ábaco é calcária. Quando flui, a água subterrânea flui através da rocha próxima, fazendo com que os buracos desmoronem e formem buracos azuis, como o Pia da Serraria. O sistema tem 45 metros de extensão e uma grande rede de passagens subterrâneas que se estendem por quilômetros. Este sistema complexo é reservado com base nas condições locais.

Na ilha vivem tartarugas de grande porte (Foto: Museu da Flórida). Dessa forma, é possível encontrar ossos de tartarugas e crocodilos. Esses animais não vivem mais na ilha, então seus ossos fornecem informações sobre como era a área no passado. Quando o nível do mar baixou há milhares de anos, o Sawmill Sink ostentava grande biodiversidade.

A maioria desses animais existia há 15 mil anos. Examinando os fósseis, os cientistas conseguiram identificar 17 espécies de pássaros e os destruíram.